Ao longo dos últimos meses, o VCFAZ.NET foi a maior fonte de informações sobre o lançamento do Gloob. Trouxemos a cobertura mais completa, desde o anúncio do canal até a grade de programação, sendo que antecipamos todos os programas que serão exibidos pelo Gloob e até mesmo futuras atrações. O canal estreia na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, às 11h e para encerramos a cobertura sobre o lançamento do mais novo canal Globosat; o VCFAZ.NET traz este especial com todas as notícias que trouxemos e TUDO que você precisa saber sobre o Gloob.

O Gloob


Video institucional do Gloob

O Gloob surge por dois motivos. Primeiro, havia uma necessidade da Globosat completar seu portfolio de canais, que até então, não contava com um canal infantil. Segundo, os canais infantis são responsáveis pela maior audiência na TV por assinatura e consequentemente por um grande faturamento comercial. Ao decidir que lançaria um canal infantil, a Globosat encomendou uma pesquisa qualitativa com crianças e pais, afim de identificar qual seria o perfil deste canal. O resultado identificou uma "lacuna" entre os canais infantis. "O público-alvo na faixa de 5 a 8 anos, sai da primeira infância e abandona o Discovery Kids, mal encontra sua turma no Cartoon ou na Nickelodeon, ambos feitos, em sua maioria, para crianças maiores." E é para preencher este "nicho" que surge o Gloob, declarou o diretor do canal, Paulo Marinho ao "Estadão".

Assim foi definido o perfil do canal: atrair meninas e meninos de 5 a 8 anos, com conteúdo focado na não violência, respeito pelas diferenças e amizade e valor à família, com o objetivo de inspirar e divertir. O canal investiu em programas com temáticas simples e adequadas ao público-alvo, portanto temas como namoro e violência que ainda não são adequados a esta faixa etária foram evitados. Para isso contaram com a assessoria de Beth Carmona, profissional experiente no mercado e responsável durante muitos anos pela programação infantil da TV Cultura.

Com o perfil definido, começou a "desenhar" a grade de programação do Gloob. Inicialmente, a grade será composta por animações tradicionais e em 3D, séries em live-action e filmes, porém há espaço para reality-shows, game shows, programas musicais e programas sobre vida selvagem. Cerca de 80% da programação foi adquirida no mercado internacional e 20% será de produtoras nacionais, porém este número aumentará ao longo do tempo. Ainda na entrevista ao Estadão, Paulo Marinho afirma "A proposta é crescer essa fatia de produções nacionais, ano após ano. Temos questões envolvidas nisso, como o amadurecimento e um compromisso de incrementar o mercado de audiovisual infantil nos próximos anos".

O canal chega em dois formatos de sinais: high definition (HD) e standard definition (SD). Estão nos planos da Globosat, transmissões de algumas atrações em 3D. Ainda não foi divulgado de que forma isso seria feito, se seria através do próprio canal ou conteúdo on-demand em parceria com as operadoras.

Você leu no VCFAZ.NET:
Gloob: Conheça as primeiras informações sobre o canal
Gloob: Conheça as primeiras atrações confirmadas e mais
Gloob: As últimas sobre o canal infantil
Gloob: Veja o vídeo institucional de lançamento do canal
Gloob: Confira o primeiro teaser do canal

Convergência e Projeto Transmídia

O Gloob quer ir além de um simples canal de TV. Já está confirmada a distribuição de parte do conteúdo no Muu, a TV everywhere da Globosat. Futuramente, também será lançado um canal on-demand nas plataformas NOW, da NET e Outra Chance, da GVT.


Frescobol é um dos jogos do site do Gloob
Divulgação/Gloob

O site do Gloob (www.mundogloob.com.br) terá duas áreas: uma dedicada às crianças e outra dedicada aos pais. Na parte infantil, o canal traz uma área com as atrações do canal, conteúdo informativo, vídeos e uma série de atividades relacionadas aos programas, como desenhos para colorir, máscaras dos personagens para imprimir e usar, jogo de memória e muito mais. Futuramente, estão previstos hotsites para cada atração, onde será possível uma interação maior com os personagens e programas do canal através de jogos e outras atividades multimídia. Já na área dos pais, o site traz matérias e dicas para auxilia-los nas atividades diárias das crianças. Haverá dicas para cuidar dos animais de estimação, organizar o quarto das crianças, dicas de alimentação e até famosos compartilhando a experiência de ser mãe e pai.

Também foram desenvolvidos em parceria com a desenvolvedora de games carioca Aiyra, jogos exclusivos com a marca do canal. "Os games foram pensados cuidadosamente para fortalecer o posicionamento do Gloob e trabalhar pontos como equilíbrio, memória, ritmo, sequência e concentração", afirma Luciane Neno, gerente de marketing do canal. Os jogos são Gloops, Bola de Gude, Reciclando, Goool, Frescobol e Skate.


Imagens do aplicativo "Fundadores", do Gloob
Divulgação/Gloob

Nas redes sociais, o canal já estreou no Facebook. Na fan page do canal (o lançamento do aplicativo "Fundadores".” target=”_blank”>www.facebook.com/mundogloob), foram divulgadas diversas informações sobre o canal e programação, ações promocionais e [url=http://www.vcfaz.net/viewtopic.php?p=1351494]o lançamento do aplicativo "Fundadores". Estão previstos o lançamento de aplicativos para tablets, smartphones e similares.

Você leu no VCFAZ.NET:
Gloob: As últimas sobre o canal infantil
Gloob lança aplicativo "Fundadores"

Distribuição

O Gloob chega no pacote básico das operadoras em duas versões de sinais: standard definition (SD) e uma versão em simulcast em high definition (HD). Segundo a Globosat, o canal estreia sem custo adicional nas principais operadoras:

NET – canal 30 (SD) e canal 557 (HD)
SKY – canal 287 (HD)
Claro TV – canal 94 (SD) e canal 594 (HD)
Vivo TV (cabo) – canal 22 (SD) e canal 322 (HD)
Vivo TV (DTH) – canal 325 (SD) e canal 873 (HD)
GVT – canal 32 (HD)
OI TV – canal 87 (SD)
CTBC TV (cabo) – canal 35 (SD) e canal 235 (HD).
CTBC TV (DTH) – canal 335 (SD) e canal 935 (HD).
Via Cabo – canal 56 (SD) canal 456 (HD).

Você leu no VCFAZ.NET:
Gloob: Confira todas as operadoras que estrearão o canal
Oi TV também confirma Gloob no line-up
Claro TV confirma Gloob no line-up
GVT confirma Gloob no seu line-up

Campanha de lançamento


"Manifesto Gloob" é o VT de lançamento do canal

A Globosat contratou a agência Idealista, para cuidar do lançamento do canal. "Toda a nossa comunicação terá a criança como tema-central. Estamos trabalhando com a agência para levar ao mercado uma campanha que apresente ao público os valores do canal, tendo a aventura, o humor e a criatividade como pontos principais", afirma Luciane Neno, gerente de marketing do Gloob. Para a campanha de lançamento foi criado o video "Manifesto Gloob" (veja acima), onde de forma poética é retratado o que é ser criança.


Gilberto Gil canta o jingle do Gloob

A festa de lançamento do canal, aconteceu no último dia 7 de junho em uma sessão exclusiva para convidados do musical "O Mágico de Oz". Foram mais de mil pessoas presentes, entre personalidades acompanhadas de seus familiares como Carolina Dieckman, Gloria Maria, José de Abreu, Herson Capri, Daniele Suzuki, Ana Furtado, Boninho, entre outros. Antes do início da peça, Paulo Marinho apresentou para a plateia o Gloob, exibindo vídeos com o jingle cantado por Gilberto Gil, além de peças institucionais. "O Gloob e O Mágico de Oz têm em comum o objetivo de divertir e inspirar as crianças, com o canal queremos proporcionar a elas um mundo de sonho e alegria", disse o diretor do Gloob.


Making-off da gravação das vinhetas do Gloob

A programação visual do canal também tem a criança como protagonista e focará na diversão e atividades lúdicas. O jingle interpretado por Gloob: Música tema é gravada por Gilberto Gil (e mais)
Gloob: Ivete Sangalo grava música do canal

Confira a segunda parte do especial