Ed Sheeran tem apenas de 21 anos, mas está guiando sua carreira muito bem. Em meio a uma enxurrada de novos artistas que lançam seus trabalhos pela Internet, o cantor se destacou e foi o termo mais popular de busca no Google, na Inglaterra, durante o verão de 2011, superando Harry Potter e The Weather. Seu espetáculo em Glastonbury também foi o clipe mais compartilhado no site da BBC. Segundo ele, o truque com os vídeos de música não está em vê-los só como uma maneira de promover a música e sim “como uma forma de arte independente”.

Para mostrar como esse nativo de Halifax, capital da província da Nova Escócia, no Canadá, alcançou sucesso mundial, o Eurochannel exibe no dia 24/6, domingo, às 20h, o Especial Ed Sheeran.

No programa, o artista, ganhador de dois prêmios BRIT – British Male Solo Artist e British Breakthrough Act –, conta a história por trás de sua música e fama e fala do desejo de triunfar no showbizz desde os dias de escola, quando aprendeu a tocar guitarra, e se apaixonou pela música.

Os primeiros passos no meio musical se deram com o lançamento do EP The Orange Room EP, em 2005, seguido por Ed Sheeran (2006) e Want Some? (2007). Três anos depois, mudou-se para Londres “para adquirir experiência de vida”.

Em 2009, lançou outro EP You need me. Foi o prenúncio do sucesso estrondoso que viria um ano depois, quando decidiu testar seus nervos nos palcos americanos e atraiu a atenção de um convidado em especial: o ator e músico Jamie Foxx, que ofereceu seu estúdio para que gravasse seu primeiro álbum. Como sorte pouca é bobagem, foi também em 2010 que conquistou o Reino Unido com seu single The A Team e lançou Songs I wrote with Amy, com canções de amor que gravou com a galesa Amy Wadge.