Um compacto da 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira será transmitido pela Rede Globo neste domingo, dia 24, logo após o ‘Domingo Maior’. O evento, apresentado por Luana Piovani e Zélia Duncan, premiou os melhores músicos do ano e fez um tributo a João Bosco – homenageado desta edição – com participações como Alcione, Zeca Baleiro e Milton Nascimento. Além de um dueto de Gaby Amarantos e Zeca Pagodinho cantando sucessos do mineiro. A premiação foi realizada na quarta-feira, dia 13, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Foram 104 indicados em categorias que vão da MPB à música erudita, passando por pop, rock, samba, canção popular, eletrônico, regional, língua estrangeira e projeto especial. Destes, 35 foram premiados. O regulamento, o homenageado e os 26 jurados do prêmio foram definidos por um conselho formado por Gilberto Gil, Wanderlea, Zuza Homem de Mello, Antonio Carlos Miguel e pelo idealizador do prêmio, José Maurício Machline. Já a banca que escolheu os selecionados e os três finalistas foi formada por críticos, jornalistas e músicos.

O evento, que premia artistas consagrados e novos a cada ano, foi lançado em 1987 e já homenageou artistas como Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Maria Bethânia, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Kéti e Dominguinhos, Clara Nunes, D. Ivone Lara e Noel Rosa.