No especial de duas horas "Vida Medieval", que o History Channel estreia em 5 de julho, quinta-feira, às 20h, o apresentador Mike Loades leva o telespectador a uma viagem no tempo e desvenda detalhes da Idade Média, até pouco tempo atrás conhecido como Idade das Trevas, equivocadamente, e mostra como viviam as pessoas comuns. Loades apresenta desde as técnicas empregadas na construção de castelos às competições entre os cavaleiros de armadura e atiradores de arco e flecha. O especial também mostra como era o dia a dia das caças, inclusive aquelas realizadas com falcões, a agricultura e as ceias, além de perpassar os períodos de guerra e praga, numa sociedade em que as supertições se sobrepunham à ciência. A medicina ainda não era reconhecida e os males eram tratados à base de feitiçaria.


Participantes de "Combate Medieval" que revive as justas na Idade Média
Divulgação/History

No mesmo dia, às 22h, o canal estreia "Combate Medieval", competição entre aficionados por um dos esportes mais perigosos da história, a justa, ou torneio de lanças. No programa, o History Channel revive o esporte consagrado nas feiras medievais de 500 anos atrás com a diferença que os competidores aceitam enfrentar um ao outro com uma lança na mão e sobre cavalos em alta velocidade em troca de uma grande quantia em dinheiro. As armaduras tradicionais também são substituídas por uniformes modernos de aço e toda a ação é filmada por câmeras de alta definição. No primeiro episódio, às 23h, os 16 melhores ginetes do mundo põem à prova sua força, habilidade e coragem e provam por que merecem estar no programa. No episódio seguinte, um dos lutadores sofrerá sérios ferimentos, depois de um golpe brutal no rosto durante uma disputa, e dois competidores vão se enfrentar na segunda preliminar de luta de justas.

O programa é apresentado pelo canadense Shane Adams, um dos maiores nomes do esporte, fundador de diversos torneios nos Estados Unidos e no Canadá, dono de 17 títulos internacionais e ex-presidente da Associação Mundial de Justas (World Championship Jousting Association). Para ajudar os competidores Combate Medieval também selecionou os melhores treinadores do mundo: Ripper Moore, que vem competindo há 11 anos e tem quatro títulos internacionais no currículo, além de ser duas vezes campeão do Torneio Mundial; e Rod Walker, fundador da Associação de Justas Internacional (International Jousting Association) e um dos maiores estrategistas do mundo.