Hoje, dia 21 de junho é o Dia Mundial do Skate. Para comemorar a data, o canal OFF preparou uma programação especial dedicada ao esporte. Serão cinco horas seguidas de conteúdo exclusivo. Começando com a estreia do programa "Mountainboard", passando por episódios clássicos da primeira temporada do programa "Pela Rua" e finalizando com quatro filmes imperdíveis.


Fernando Gazzola e Thiago Solon praticando o MountainBoard
Reprodução/Pablo Vaz

Como o VCFAZ.NET já havia adiantado, hoje às 19h30 estreia "Mountainboard". O programa foca em um novo esporte radical, que é uma combinação perfeita entre skate, surf e snowboard. O programa acompanha os maiores destaques do campeonato brasileiro Thiago Solon, Tupac Bittencourt e Fernando Gazzola viajando pelo país e divulgando o novo esporte; mostrando toda a prática nas mais diversas aventuras, na serra, nas estradas de terra, nas cachoeiras e em todo lugar onde o esporte pode ser praticado.

A partir das 20h, o canal exibe dois episódios marcantes de "Pela Rua", como o que acompanha a preparação de Bob Burnquist para a Megarampa 2011 e a visita ao atual fenômeno do skate mundial Pedro Barros na sua casa em Florianópolis. Às 21h, será exibido "San Vanelona", documentário focado em três cidades notórias por sua relação com o skate: San Francisco, Vancouver e Barcelona. O filme explora como essas cidades se tornaram sinônimo de skate incluindo o impacto de fatores sociais, geográficos e de arquitetura. Também examina como o skate evoluiu nessas diferentes cidades. Às 22h, é a vez de "Feeling Minnesota", documentário que retrata os desafios pelos quais passam os amantes do skate em Minnesota. Com um clima extremamente desfavorável e pouquíssimos locais propícios para a prática do esporte, os atletas precisam constantemente ser criativos e encaram estas situações com bom humor e também prazer, pois, mesmo que de forma peculiar, eles estão fazendo aquilo que mais gostam: andar de skate com os amigos.


Cena de "Dogtown and Z-Boys", narrado por Sean Penn
Divulgação

Às 22h15, é a vez do filme "Dirty Money", que retrata uma geração que revolucionou a cultura de rua no Brasil através do skate. O título se refere a um vídeo amador, criado nos anos 90, que virou febre na época e serviu de inspiração para milhares de jovens. Participação de skatistas renomados como Fábio Cristiano, Alexandre Vianna, Márcio Tarobinha, Bob Burnquist. E finalizando a programação especial, às 23h15, vai ao ar o documentário premiado "Dogtown and Z-Boys". Narrado por Sean Penn, o filme analisa o movimento cultural que, na década de 1970, revolucionou a praia de Huntington em Santa Monica na Califórnia com seus skates e pranchas de surfe. Unindo imagens de arquivo e entrevistas atualizadas o documentário mostra como esse grupo de jovens foi definidor de uma geração e como seus impactos podem ser sentidos até os dias atuais. É um verdadeiro trabalho de arqueologia do skate, com a participação do proprio Stacy Peralta, além de outros grandes nomes como Tony Alva e Jay Adams.