O pastor evangélico Humberto Machado – que se posicona favoravelmente à ação da Polícia Militar na região da Cracolândia, embora descrente da capacidade do poder público de restaurar um cidadão embrutecido pelo vício – encara as Provocações de Antonio Abujamra e vai ao ar no programa desta terça-feira, dia 19 de junho, às 23h na TV Cultura.

Há seis meses do inicio das operações de desalojamento da região central de São Paulo, conhecida como Cracolândia, Humberto Machado mostra-se esperançoso na recuperação das pessoas que ali vivem. O pastor inclusive mudou-se para perto daquele reduto, a fim de prestar assistência aos frequentadores e tentar reintegrá-los por meio da reaproximação com as famílias e da profissionalização.

Ex-usuário de drogas, o autor do movimento Cristolândia apresenta uma visão do contexto da criminalidade e acusa os religiosos de terem perdido o foco nas intervenções, priorizando a evangelização dos usuários ao invés da regeneração dos indivíduos. “Eu não sou religioso, eu odeio a religião!”, afirma.

Sua ação possui níveis nacionais de mesma intensidade em diferentes estados e, apesar de contrário às pregações, crê que na ausência de Deus, o homem torne-se bruto. Segundo ele, as ações policiais e governamentais devem estar aliadas a outras entidades, só assim podem atingir o sucesso.