Um grande encontro. Ou um saudoso reencontro do telespectador com Fátima Bernardes. Após a emocionada despedida do ‘Jornal Nacional’, a jornalista volta ao ar em novo programa na grade da TV Globo, com previsão de estreia no dia 25 de junho, logo após o ‘Bem Estar’. Bem humorado sempre que puder, sério quando o assunto assim pedir, dinâmico e ao vivo, ‘Encontro com Fátima Bernardes’ promete uma mistura de comportamento, prestação de serviço, informação, música, entretenimento e diversão, com muita interatividade com o público nas ruas, em casa e na plateia, que será participativa e selecionada segundo os temas abordados.

Um programa que leva a marca da apresentadora. E que traz toda a experiência da jornalista: sua trajetória nas redações e sua fácil comunicação com quem está do outro lado da tela. Na nova casa, Fátima Bernardes recebe o telespectador de portas abertas para uma grande conversa em que irá discutir os mais diferentes assuntos, apresentar histórias emocionantes, fatos importantes no Brasil e no mundo e ideias que podem ser úteis para todos. Informações e notícias que farão diferença no resto do dia. Tudo isso em um cenário 360º e com 60 convidados a sua volta.

Minha missão é ser uma boa companhia para quem está em casa. Quero que o telespectador se sinta acompanhado, confortável e, principalmente, interessado nessa conversa que vamos iniciar todas as manhãs. Vou levar a minha experiência do jornalismo para uma área ainda nova para mim, mas com todo o entusiasmo com que sempre encarei os meus projetos, só que agora de uma maneira mais informal”, adianta Fátima.

"Encontro com Fátima Bernardes" foi preparado ao longo de quase oito meses, por uma equipe que misturou grandes nomes do entretenimento e do jornalismo da TV Globo, como Geneton Moraes Neto, Carlos Jardim, Ana Paula Brasil, Guel Arraes e Claudio Manoel. O programa chega para aproximar o público ainda mais da apresentadora. “Será um programa para a Fátima falar com todos e todos falarem com ela, um programa que pretende informar e entreter trazendo para o público histórias emocionantes, temas para grandes debates, fatos importantes, assuntos divertidos, tudo muito bem conduzido pela Fátima e por seus colaboradores”, conta o diretor de núcleo Maurício Farias, que encara como um desafio o projeto diário e ao vivo. “A nossa batalha tem sido criar para esse formato um programa que surpreenda, que seja moderno, bem produzido, de bom gosto, que aproxime ainda mais a Fátima do público. Para realizar o programa, formamos uma equipe de profissionais extremamente competentes e que está muito feliz de ter a Fátima como estrela”, elogia.

Queremos contar histórias de pessoas comuns. Independentemente do tema, nossa grande busca será sempre por boas histórias que possam nos ajudar a falar da atualidade, da nossa vida comum, do dia a dia”, acrescenta Fátima. Para ajudá-la a contar essas histórias, a apresentadora terá ao seu lado, no palco, o jornalista Lair Rennó, informando em tempo real tudo que for notícia e promovendo a interação com os internautas. Marcos Veras e Victor Sarro dão o toque de humor aos assuntos abordados pelo programa, enquanto o músico Branco Mello traz suas contribuições no cenário musical.

O jornalismo também terá presença no programa. Além de contar com a participação dos correspondentes internacionais, a repórter Lilia Teles ficará responsável pelas matérias especiais sobre os temas do dia e, sempre que precisar, vai ao palco contar os bastidores do que viu. Nas principais capitais do país, as repórteres Gabriela Lian, de São Paulo, e Aline Prado, do Rio de Janeiro, fazem entradas ao vivo mostrando o que é relevante em cada local. “Todas as matérias terão uma característica de documentário, talvez a grande mistura realmente do entretenimento com o jornalismo. Tudo acontecerá no palco, um verdadeiro debate democrático comandado pela Fátima. Todo assunto irá gerar uma conversa e, cada conversa, uma matéria que estimulará ainda mais a condução do bate-papo”, explica o diretor-geral Fabrício Mamberti, em coro com o diretor de criação Guel Arraes. “Será um apanhado de vários formatos”, completa Guel.

Para acompanhar tamanho dinamismo, o cenário do ‘Encontro com Fátima Bernardes’ vai se transformar de acordo com cada conversa, ajudando a apresentadora a contar um pouco mais sobre os convidados que vão passar pelos palcos. Com uma proposta inovadora sugerida por Fabrício Mamberti, o programa investe na tecnologia 3D Mapping, ainda inédita na televisão brasileira. Esta tecnologia permite manter o cenário do programa diário sempre renovado e gera grandes possibilidades ao criar uma atmosfera aconchegante e mutável que dá a sensação de movimento e transformação. “O 3D Mapping é um recurso inovador, que surpreende pela sua magia. E como por si só poderia virar um verdadeiro show, trabalhamos com os movimento lentos e fundos que mudassem gradualmente. Tudo para não distrair a atenção dos convidados e dos telespectadores. O foco é o que está sendo dito e o mapping é a moldura, que se transforma quadro a quadro”, explica Cris de Lamare, que, ao lado de Marcia Inoue, teve o desafio de viabilizar a planta cenográfica.

Elementos femininos, como mandalas que vão se fragmentando, também marcam o cenário, pensado especialmente para o programa matinal. A cada semana, novas projeções serão apresentadas, sempre comandadas por dois profissionais. “A ideia é não parar, sempre fazer algo diferente. E também que seja útil, gerando link, matéria, informação, quase como um personagem de apoio a esse grande bate-papo”, conta Fabrício.

Longe da bancada, Fátima Bernardes se permitirá ser mais informal, mostrando um novo lado. “Será um diferente parecido, um pouco mais próximo do que acontecia quando eu estava fazendo reportagens ou apresentando o ‘Jornal Nacional’ da rua. Agora eu vou estar de corpo inteiro, me deslocando pelo cenário, usando vestidos”, diz Fátima, que volta com os cabelos na altura dos ombros e mechas mais claras. A maquiagem traz olhos marcados e dá um look mais sofisticado. “A proposta era criar uma visual novo mesmo, não fazer nada certinho demais”, revela a responsável pela caracterização, Melissa Paladino.

Acompanhando essa mudança, o figurino mostra uma Fátima Bernardes “como você nunca viu”, com roupas que a permitam passear pelo cenário. “Vamos incorporar também ao figurino um jeito ‘Fátima’ nos acessórios. Exageramos um pouquinho na quantidade de pulseiras usadas junto ao relógio, quebrando assim alguns códigos”, conta a figurinista Claudia Kopke, atenta aos pequenos detalhes, especialmente por conta do cenário em 360º. “É como se estivéssemos numa daquelas cabines de loja em que você se vê de frente, de lado e de costas, tudo tem que estar perfeito. E, como Fátima está de casa nova, vai caprichar ainda mais para receber seus convidados”, finaliza.

‘Encontro com Fátima Bernardes’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, logo depois do ‘Bem Estar’. Com apresentação de Fátima Bernardes, o programa tem direção de criação de Guel Arraes, direção de núcleo de Mauricio Farias, direção geral de Fabricio Mamberti, redação final de Mauricio Arruda e chefia de jornalismo de Carlos Jardim.

* Texto de Marcela Cerqueira