A profissão de educador no Brasil é reconhecidamente difícil e há muito tempo perdeu a importância do passado. Mas, qual é a realidade do professor em países do primeiro mundo? É o que o Eurochannel mostra em sua nova série de dez episódios Home / Work, estreia do dia 25 de julho, quarta-feira, às 21h.

A série galesa retrata a realidade de professores da uma escola pública de Cardiff, capital de um dos países mais bonitos e encantadores da Europa. A trama foca na linha tênue entre a vida profissional e pessoal de dez educadores e mostra como lidam com adolescentes mimados, pais irritados, novos empregos e com as intermináveis e estressantes horas de correções e notas.

Cada episódio é dividido em duas partes: a primeira mostra um professor na sala de aula e, na sequência, em sua rotina depois do toque da campainha da escola, onde surgem outras situações em sua vida pessoal, com alegrias, planos, problemas financeiros, sociais, do coração etc.

Confira a sinopse do primeiro episódio:

O fim de semana se aproxima e alunos e funcionários fazem planos. Dan (Huw Rhys), o novo professor de geografia, descobre que seu trabalho é muito mais complicado do que esperava. Ele é um professor nato, tem habilidade com alunos e para ensinar. Popular, afável, engraçado e prestativo, Dan rapidamente ganhou a reputação de ser o professor mais legal da escola. Além disso, ele não faz fofoca ou política com os seus pares. Assim que se formou, Dan se mudou para a Indonésia para trabalhar em um projeto sismológico. Depois de dois anos, retornou à Cardiff e começou a lecionar na escola, ao lado de seu melhor amigo da faculdade, o professor Simon (Rhys Ap Trefor).

Apesar de ser tão legal e estar sempre de bem com a vida, Dan esconde seu passado dramático. Abandonado pela mãe aos 13, ele viveu com seu pai, que morreu quando ele ainda era estudante universitário. Dan vive sozinho e não se envolve seriamente com nenhuma namorada. Seu vínculo mais forte é com Simon.