Na sexta-feira da próxima semana, dia 27, o tributo ao movimento “Fogo & Paixão” esquenta os palcos do ‘Som Brasil’ com canções sobre amores imensuráveis e ciúmes exagerados. A manifestação, popularmente conhecido como brega, surgiu há mais de 50 anos e conquistou o país ao retratar as alegrias e dramas dos corações de diferentes regiões do Brasil. Os representantes do gênero Reginaldo Rossi, Amado Batista, Odair José e Fernando Mendes participam do musical ao lado de Nando Reis e Os Infernais, Bárbara Eugênia e Leo Tucherman.

A apresentadora Camila Pitanga inicia o programa contextualizando o movimento que não modera nos relatos emocionais: “Filho do bolero e primo-irmão da jovem guarda, o gênero nasceu nos cabarés de beira de estrada de um Brasil que se expandia na década de 60, primeiro alcançando as rádios e, a partir dos anos 70, dominando os programas de auditório da TV”. Seguindo neste túnel do tempo, o ‘Som Brasil’ convida os integrantes do ritmo para cantar sucessos eternos como “Garçom”, “Eu vou tirar você desse lugar” e “Você não me ensinou a te esquecer”.

As canções “Fogo & Paixão”, “Eu Não Sou Cachorro Não” e “Uma Vida Só (Pare De Tomar a Pílula)” entram na melodia pop dançante de Nando Reis e Os Infernais. Já as músicas “Porque Brigamos”, “Impossível Acreditar Que Perdi Você” (ouça acima) e “Paixão De Um Homem” fluem no estilo suave e na voz rouca da nostálgica Bárbara Eugênia. E as composições “Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme”, “Moça” e “A Última Canção” seguem nos acordes da batida “chacundum” do clássico Leo Tucherman.

Som Brasil’ vai ao ar após o ‘Programa do Jô’. O programa é escrito por Cleodon Coelho, Fernanda Scalzo e João Carrascosa, tem direção de núcleo de Luiz Gleiser e direção geral de Gleiser e Cacá Silveira.