No próximo sábado, o National Geographic traz uma maratona com quatro programas sobre artes maciais. Serão exibidos "Ciência das Artes Marciais: Força de Operações Especiais", "O Gene da Violência", "Clube da Luta: Muay Thai Clandestino" e a estreia de "A Ciência das Artes Marciais".

A programação começa às 21h, com "Ciência das Artes Marciais: Força de Operações Especiais". Forças de Operações Especiais são unidades militares altamente treinadas, especializadas em realizar missões de alto risco, tais como reconhecimento, contraterrorismo e guerra clandestina. Muitas destas missões os expõem a ambientes extremos que eles devem superar controlando estrategicamente sua própria fisiologia. O episódio testará as habilidades superiores destes soldados lendários ao submetê-los aos ambientes mais severos que o corpo humano pode suportar – tudo para revelar as técnicas que eles usam para permitir que seus corpos excedam as limitações das pessoas comuns. Uma equipe formada por exímios fisiologistas, especialistas em tática e engenheiros técnicos irá conduzir experiências extremas em um laboratório especialmente criado para tal e utilizando tecnologia de última geração. Eles levam ao limite um atirador de elite da Marinha, um piloto da Força Aérea, um soldado de uma tropa de elite do Exército e um soldado da Força de Operações Especiais da Marinha, e revelam as técnicas fisiológicas e psicológicas que eles usam para cumprir missões perigosas.


Cena de "A Ciência das Artes Marciais", destaque no NatGeo
Divulgação/NatGeo

Às 21h45, vai ao ar "O Gene da Violência", neste especial acompanha o astro de punk rock Henry Rollins para descobrir e confirmar a existência do gene da violência. Já às 22h30, é a vez de "Clube da Luta: Muay Thai Clandestino", documentário filmado com câmeras escondidas que entra no mundo dos clubes clandestinos de Muay Thai da Tailândia e acompanha seus lutadores mais fortes. Cada um tem uma história diferente, mas ao ditarem seus corpos doloridos a cada noite, compartilham o mesmo sonho – fama e fortuna. Acompanhe três personagens ambiciosos e seus treinadores que preparam-se para seu próximo torneio grande, ringues em estacionamentos e arenas enormes.

Às 23h15, estreia o especial "A Ciência das Artes Marciais". Nascida nos místicos templos da Ásia, aperfeiçoadas em antigos campos de batalhas e agora famosas graças a Hollywood, as façanhas sobre-humanas das artes marciais são constantemente apresentadas em filmes. Porém, como estes mítos se igualam as lutas de fato? Pela primeira vez, câmeras infravermelhas e testes feitos por computadores permitem que os engenheiros calculem com precisão as incríveis propriedades físicas e fisiológicas que as devastadoras forças das artes marciais produzem – pelo menos separando os truques do cinema da surpreendente realidade. O confronto começa com mestres de diferentes estilos demonstrando o poder do boxe e do caratê, a velocidade do Kung Fu e do Tae Kwon Do, os violentos ataques do Muay Thai e até mesmo a agilidade mortal do Ninjutsu. Os lutadores chegam preparados para testarem suas armas secretas: estrelas que são arremessadas, espadas de samurai, nunchakus, chutes de quebrar os ossos, socos que levam a nocaute e golpes de paralizar o oponente. Todo o misticismo desaparece quando a tecnologia de ponta consegue medir com precisão cada habilidade de um mestre em causar danos ao corpo humano. Por fim, o último estilo de luta é absolutamente revelado – e o único juiz é a ciência.