No próximo dia 27 de julho, às 22h30, o GNT estreia a terceira temporada da série "Casa Brasileira". O programa traça o perfil dos mais importantes nomes da arquitetura e design do país e traz ainda depoimentos de pessoas que convivem com o trabalho e habitam espaços criados por esses profissionais.

Nesta nova temporada, a série percorrerá vários cantos do Brasil como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Piauí. "Casa Brasileira" mostrará a obra de oito profissionais e seus projetos em apartamentos, fazendas e casas na praia, na cidade e no campo. No programa de estreia, o jovem designer Zanini de Zanine apresenta seu atelier em Jacarepaguá e mostra as peças únicas que cria com madeira de demolição, grande influência da convivência com o pai, o mestre Zanine Caldas. A série visita ainda o legado de Zanine Caldas em Brasilia, no Rio de Janeiro e na serra Fluminense, onde o designer Antonio Bernardo comenta o lindo projeto de sua casa de campo. Neste episódio, Mariana Ximenes – fã confessa de design – conta como os móveis de Zanini a acompanham em sua vida nômade de atriz.


Alberto Renault e Zanini de Zanine, diretor e o designer estão no primeiro programa
Divulgação/GNT

Na semana seguinte, é a vez do arquiteto David Bastos, que mostra versões diferentes do jeito baiano de morar em seus três endereços: Bahia, Rio e São Paulo. Em Salvador, Regina Casé fala de seu amor pelo bairro de Santo Antonio Além do Carmo. O designer Domingos Tótora, cujo trabalho é uma equação entre sustentabilidade e responsabilidade social, também será tema de um dos episódios. Domingos recebe o programa em seu impressionante atelier, uma joia contemporânea cravada na minúscula cidade de Maria da Fé, interior de Minas Gerais. A atriz Dira Paes, que tem uma peça desenhada por Tótora, também conversa com o "Casa Brasileira" em sua verdadeira casa de campo cercada de árvores em pleno Rio de Janeiro.

E a série continua, a cada semana mostrando um panorama da arquitetura contemporânea brasileira e revelando o nosso jeito de morar, com episódios dedicados ao carioca Jorge Hue, cujo trabalho é referência de elegância e tradição do morar brasileiro; ao piauiense Gerson Castelo Branco, especialista em arquitetura adaptada ao clima, ao lugar e aos materiais naturais; e aos paulistas Mauro Munhoz, Sig Bergamin e Paulo Mendes da Rocha. Este último um dos mais importantes arquitetos brasileiros, mundialmente reconhecido e vencedor do prêmio Pritzker.

"Casa Brasileira" estreia dia 27 de julho, às 22h30; com exibições toda sexta-feira, no GNT.

Saiba mais:
Agosto: GNT estreia "Em Busca do Pai"
Agosto: GNT estreia o reality-show "Desafio da Beleza"