Estreia nesta segunda-feira, dia 1º de abril, um novo telejornal da TV Cultura. O matutino Guia do Dia traz ao vivo, no início da manhã, notícias nacionais e internacionais, entrevistas e reportagens, informações exclusivas sobre o trânsito de São Paulo e a possibilidade de interação com redes sociais e blogs especializados. O programa é uma ampliação do Guia do Trânsito, que focalizava o trânsito por meio de uma rede de câmeras exclusivas.

Agora com quadros fixos e mais informação, o Guia do Dia é ancorado por Aldo Quiroga e segue com a dupla Cadu Cortez e Adriana Cimino. Com uma hora de duração, o novo programa entra no ar às 7h, de segunda a sexta-feira.

Vladir Lemos, apresentador do Cartão Verde, faz os comentários sobre esporte. Em arte e cultura, a equipe do Metrópolis, com Adriana Couto, Cunha Jr. e Manuel da Costa Pinto, fica responsável pelas dicas para o final de semana. Qualidade de vida, tecnologia e comportamento completam o roteiro. Outros destaques são informações sobre serviços e trânsito, que continuam na nova atração.

O quadro Papo de Padoca, bem ao estilo do paulistano, é apresentado por Cadu Cortez diretamente de uma padaria. Nesse ponto de encontro para o cafezinho da manhã, ele fará entrevistas diárias com algum personagem da cidade. Os temas são aqueles que cercam todos os cidadãos: segurança, urbanismo, transportes e tantos outros. O Guia do Dia será veiculado em multiplataforma. Transmitido pela Rádio Cultura Brasil (AM 1200), também vai interagir com as redes sociais (Twitter, Facebook etc), incluindo a participação de blogs especializados em gastronomia, economia popular, pets, transporte solidário, entre outros.