Novo episódio da série "Artes Visuais" discorre sobre a carreira e o processo de criação do artista plástico André Feliciano, conhecido como "Jardineiro" devido à sua arte construída com elementos da natureza, como flores e animais, agregando componentes da fotografia. O resultado são esculturas floridas formando jardins coloridos.

O programa expõe a preocupação do jovem Feliciano com a natureza da arte e sua paixão pela fotografia. Ainda adolescente, se dedicava à fotografia utilizando diferentes técnicas, como intervenções e o uso de luz no papel. Luz esta muitas vezes refletida por vagalumes. Nessa época, também começou a costurar suas próprias roupas, inventando modelos nada convencionais com tecidos de cores vibrantes, como uma calça em formato de bola, que ele usava para ir à escola.


André Feliciano é retratado no SescTV
Divulgação/SescTV

No documentário, Feliciano fala sobre as fases que passou como artista: moderna, pós-moderna e contemporânea, e sobre a ideia e o processo de colocar câmeras fotográficas coloridas, esculpidas a mão, em troncos de árvore e montar jardins floridos. Ele também comenta sobre como recebeu o pseudônimo de Jardineiro e os materiais utilizados em suas obras.

"Artes Visuais" sobre André Feliciano estreia no dia 10 de abril, às 21h30, no SescTV.