Um olhar sobre o presente e o futuro. Quem são os brasileiros que estão fazendo a diferença, criando novas ideias, tecnologias e uma nova visão de mundo e estão deixando um legado para serem lembrados pelo que fizeram e pelas vidas que transformaram? Para responder a estas perguntas o Discovery desenvolveu "Faces do Brasil": oito vídeos, com dois minutos cada, trazendo oito grandes personalidades brasileiras que vivem, trabalham e criam no Brasil.


Mayana Zatz
Divulgação Discovery

Entre as personalidades estão o explorador e navegador Amyr Klink, Patrícia Médici, engenharia florestal do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) que atua em projetos de preservação de antas e micos-leões-pretos, Milena Boniolo, química e doutoranda da Universidade Federal de São Carlos (SP) que atualmente, desenvolve técnicas de limpeza de água contaminada por efluentes radioativos, Mayana Zatz, bióloga e geneticista, professora de Genética Humana e Médica do Instituto de Biociências da Universidade São Paulo e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano. Além deles, fazem parte de "Faces do Brasil" o músico Hermeto Paschoal, que faz música com objetos pouco convencionais, como bules, brinquedos e animais, Felipe Milanez, jornalista, ativista e cientista político, que já visitou mais de 150 tribos nativas brasileiras, o ex-jogador de futebol Cafu, um dos maiores laterais direitos de todos os tempos e Eduardo Srur, artista plástico conhecido por realizar grandes intervenções em espaços públicos, entre elas, a instalação de garrafas PET gigantes ao longo do rio Tietê, em São Paulo, como um alerta sobre a poluição.

Para filmar a equipe viajou por 14 cidades diferentes no Brasil e na Argentina. Eles iniciaram a viagem na mata atlântica da Baía de Guaraqueçaba, uma região intocada no estado do Paraná; foram para São Paulo e visitaram localidades menores na Amazônia, como Santarém e o vilarejo de Alter-do-Chão, navegando pelos rios Arapiuns e Tapajós. Em seguida, foram a Calafate para filmar na geleira Perito Moreno, na Patagônia argentina, e depois embrenharam-se pelo Pantanal, a maior superfície alagada da Terra.

"Faces do Brasil" foi dirigido pelo brasileiro Gustavo Guimarães, que trabalha como produtor criativo do Discovery em Miami. A trilha sonora é de Guizado, como é conhecido o músico Guilherme Mendonça (Trama Records).