viva A série "Malu Mulher", um dos clássicos da teledramaturgia da Rede Globo está de volta em maio, no aniversário do canal Viva. Criada e dirigida por Daniel Filho, a série foi ao ar originalmente entre 1979 e 1980 e teve 76 episódios produzidos. A série conta a história de Maria Lúcia que após 13 anos de casamento, descobre que foi traída por seu marido, com quem tem uma filha de 12 anos, Elisa (Narjara Turetta). Depois do divórcio, ela começa a enfrentar dificuldades para criar a menina e passa a rever algumas verdades em sua vida. No elenco principal nomes como Regina Duarte, Narjara Turetta, Dennis Carvalho, Antônio Petrin e Sônia Guedes.


Regina Duarte e Narjara Turetta em "Malu Mulher"
Divulgação/Rede Globo

Sozinha pela primeira vez depois de tantos anos de vida conjugal – foi casada com Pedro Henrique (Dennis Carvalho) – Malu começa a questionar seus valores e a lutar para construir uma nova vida. O primeiro ano do seriado se concentra nas dificuldades que ela encontra nessa nova realidade. Para conseguir sustentar a casa e a filha, Elisa (Narjara Turetta), ela enfrenta várias tentativas frustradas de conseguir um emprego. Trabalha como pesquisadora, tradutora, vendedora de livros, escritora de contos e até como cantora de boate. Malu também tem de aprender a lidar com a culpa em relação à filha adolescente, que passa a maior parte do tempo sozinha, enquanto ela trabalha.

"Malu Mulher" retratava a condição da mulher brasileira no final dos anos 1970, através do cotidiano de Maria Lúcia Fonseca, a Malu (Regina Duarte), uma socióloga paulista, divorciada e mãe de uma menina de 12 anos. A série discutia as relações entre homem e mulher; as dificuldades da vida conjugal e da vida profissional; a educação dos filhos; e o conflito de gerações, questões até então inéditas na televisão brasileira. Debatia ainda a condição da mulher emancipada que, diante de uma liberdade recém-conquistada, queria assumir responsabilidades sem precisar se submeter à figura do marido. A série falava para essa nova mulher, que tentava tomar conta do próprio destino.

"Malu Mulher" estreia dia 04 de maio, com exibições aos sábados às 22h30 no Viva.

Saiba mais:
Maio: Viva traz episódios inéditos de "Sai de Baixo" produzidos pelo canal
Maio: Viva reestreia "Anos Rebeldes" e "Anos Dourados"
Maio: Viva apresenta filmes protagonizados por Roberto Carlos