No domingo, dia 7 de abril, às 21h, o canal de televisão por assinatura Nat Geo apresenta o especial “Super Domingo: O Lado Obscuro Da Fé” com exibição de dois documentários sobre o tema. A apresentação é de Rosana Jatobá.


Divulgação / Canal Nat Geo

O primeiro, ‘Filhos da Perdição’, acompanha três garotos depois de deixarem o isolamento de Colorado City e se unirem a uma rede de adolescentes exilados da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (FLDS). Condenados por suas comunidades, muitos dos garotos recorreram às drogas e ao álcool. Com educação limitada e quase sempre sem endereço fixo, os obstáculos são enormes. Todos os garotos sonham alto – começando com a esperança de ir à escola – mas o que eles mais querem é ter contato com suas famílias. Para um destes adolescentes, isso significa numerosas tentativas de ajudar sua irmã de 14 anos a escapar de um casamento arranjado. Este programa leva os telespectadores a uma jornada de três anos na vida destes adolescentes , com acesso inédito, e traz uma visão crítica sobre fé, família e exílio religioso nos Estados Unidos.

O segundo, ‘Maçonaria: Rituais Secretos’, mostra templos e rituais maçônicos da Argentina, do México e do Uruguai, para levantar o véu de segredo e mistério que gira em torno de suas atividades, suas intenções e seus integrantes. Uma jornada pelos principais templos maçônicos do continente, que inclui uma descida ao subsolo para revelar a pequena sala em que os aspirantes têm a oportunidade de refletir antes de serem iniciados. Uma aventura que aborda a filiação maçônica de pessoas famosas de cada país, como Benito Juárez, e de artistas de relevância continental como Mario Moreno “Cantinflas” . A história de uma cidade argentina desenhada e construída segundo os símbolos maçônicos e de um dos clubes de futebol mais poderosos do continente, que leva em seu uniforme a mesma faixa vermelha usada pelos maçons. Uma história narrada pelas autoridades maçônicas e questionada por perguntas e acusações que seus críticos pla ntam desde sempre.