natgeo No sábado, dia 27, às 21h30, o Nat Geo estreia “Papa Francisco: O Caminho para o Vaticano”. Com acesso raro ao Vaticano, o documentário mostra de perto a realidade que enfrenta o Papa que declarou que a Igreja tinha ido “até o fim do mundo" para encontrá-lo. Papa Francisco é o primeiro Papa latino-americano.

[creditos:56333d1376]
Divulgação / Nat Geo [/creditos:56333d1376]

Filho de um trabalhador ferroviário da Argentina, o Papa Francisco afirma querer uma "igreja pobre… para os pobres". Aos 76 anos de idade, o arcebispo e jesuíta de Buenos Aires é uma figura proeminente no continente latino-americano e continua sendo um pastor simples e profundamente amado por sua diocese. “Meu povo é pobre e eu sou um deles”, disse mais de uma vez ao explicar sua decisão de viver em um apartamento e cozinhar seu próprio jantar. O Papa Francisco promove a seus sacerdotes a misericórdia constante e a coragem apostólica. Para ele, a pior coisa que pode acontecer para a Igreja é ela estar centrada nela mesma. Seu projeto é simples: o que segue Cristo entende que “atropelar a dignidade de uma pessoa é um pecado grave”.

Em "Papa Francisco: O Caminho para o Vaticano", o Nat Geo apresenta o novo Papa e revela como os homens que devem gerenciar a vida do representante de Cristo na Terra fazem seu trabalho. Através de suas histórias, combinadas com imagens únicas e extraordinárias, o canal apresenta um mundo cheio de mistério e admiração. Além disso, a reação em Buenos Aires quando seu Cardeal se tornou Papa e uma avaliação do poder crescente dos países em desenvolvimento na Igreja Católica.