animal Quando Osama Bin Laden foi assassinado, um cão das forças militares fez parte da equipe em terra, trabalhando de perto com seu adestrador para ajudar a capturá-lo. Todos os dias, milhares de homens e mulheres militares arriscam suas vidas no Afeganistão e, ao lado desses heróis, há aproximadamente 600 cães militares, cujo único propósito é proteger tanto soldados quanto civis inocentes. Esses cães especializados são altamente treinados para realizar as duras tarefas que nenhum homem ou tecnologia é capaz de realizar. Hoje em dia, as forças militares confiam no sentido do olfato muito aguçado desses cães para farejar, localizar e mostrar objetos explosivos em terras desconhecidas.


Cena de "Companheiros de Guerra", especial do Animal Planet
Divulgação/Animal PLanet

Em "Companheiros de Guerra", especial de duas horas de duração que o Animal Planet estreia no domingo, 26 de maio, às 21h, a equipe do canal teve acesso sem precedentes aos cães militares e seus adestradores, em algumas das áreas mais perigosas do Afeganistão. Para obter as autorizações para filmar na zona de guerra, houve mais de um ano de negociações entre os produtores do especial e as quatro divisões das forças militares dos Estados Unidos. Uma vez que o acesso foi permitido, as equipes de cinegrafistas começaram a filmar as histórias que são contadas no especial, para isso, receberam um treinamento especializado de seis semanas com as tropas no Afeganistão e seus cães exemplares.

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. No Afeganistão, são melhores amigos, parceiros e, muitas vezes, a melhor defesa contra as armas dos Talibãs, desde artefatos explosivos até bombas improvisadas escondidas na areia ao acaso. Como esses cães militares são treinados para identificar essas armas antes de explodirem, eles se transformaram no principal objetivo dos Talibãs. Além de os cães darem uma contribuição de inteligência, formam laços com seus adestradores, que os consideram não só um instrumento de trabalho, mas também armas com coração, alma e mentes brilhantes. Em "Companheiros de Guerra", alguns cães e seus adestradores voltam para casa, outros mudam para sempre e outros não voltam nunca.

"Companheiros de Guerra" estreia dia 26 de maio, às 21h no Animal Planet.