tim A operadora de telefonia móvel e internet TIM anunciou nesta segunda-feira, dia 27 de maio, a escolha do Cisco Videoscape® Distribution Suite Transparent Caching (VDS-TC) para atuar como infraestrutura tecnológica na entrega de vídeos em múltiplas telas, protocolos, aplicativos e redes. A solução possibilitará à operadora entregar conteúdo de Internet, incluindo dados e vídeo, de forma transparente, rápida e com melhor qualidade, tanto para dispositivos fixos quanto móveis. Ao mesmo tempo o VDS-TC permitirá uma redução de carga de rede e a queda de 20% a 30% dos custos operacionais.

Com a previsão de que vídeo representará cerca de 60% de todo o tráfego IP da internet até 2016, a TIM tem pela frente o desafio: ampliar a infraestrutura para suportar o crescimento rápido de aplicativos de vídeo e garantir serviços com alta resolução e percepção de velocidade de acesso.

O Cisco VDS-TC ajudará a TIM a vencer esses desafios otimizando a capacidade de banda no backbone, reduzindo custos e melhorando a velocidade da grande variedade de conteúdo entregue aos seus clientes. A solução normalmente reduz o impacto no crescimento de tráfego entre 30% e 40%, evitando congestionamento e diminuindo a necessidade de banda entre o core da rede, os pontos de interconexão do backbone IP e o acesso. A solução disponibiliza o conteúdo mais próximo aos dispositivos de usuários, melhorando a experiência de streaming de vídeo, diminuindo o tempo de download, bem como outros aplicativos tradicionais em HTTP e atualizações de software, tais como atualizações de software de dispositivos móveis, tablets e PCs.

Para Hugo Baeta, diretor regional para Operadoras da Cisco do Brasil, “com a solução Cisco VDS-TC, a TIM ganha uma rede com capacidade de entrega de conteúdo, de alto desempenho e preparada para o futuro, onde poderá fornecer a seus clientes uma experiência com mais qualidade para acessar conteúdo sob demanda de vários dispositivos, promovendo também eficiência em suas operações, com importante redução de custos.

Para o Cicero Goncalves Olivieri, diretor de rede Fixed & Transport Network da TIM Brasil, este projeto confirma o compromisso da TIM em prover soluções inovadoras e alinhadas com a estratégia de constante melhoria na percepção de qualidade. Esta solução irá gerar uma melhora nos serviços de acesso de dados para os usuários atuais 2G, 3G e Live TIM. Com a introdução da tecnologia 4G na rede da TIM este tal ganho será ainda mais efetivo. O incremento na penetração de smartphones e o desenvolvimento de novas aplicações demandam cada vez mais banda, esta plataforma será um elemento importante nesta nova realidade do serviço de dados.