cultura O programa Mostra Internacional de Cinema na Cultura apresenta nessa semana o longa “Padre Nuestro”, do cineasta suíço Christopher Zalla. A exibição do filme dá sequência a nova de temporada de filmes inéditos em TV aberta do Mostra Internacional de Cinema na Cultura.

[creditos:4ebca011fc]
Divulgação / TV Cultura [/creditos:4ebca011fc]

Numa primeira leitura, Padre Nuestro é um drama cheio de suspense sobre identidade roubada. Mas num grau mais profundo, é um filme sobre relações familiares e a natureza ambígua da moralidade. No coração do filme está um labirinto visceral de enganos e esperanças frustradas de Nova York, um lugar em que a maioria das pessoas vem de fora e onde a família se define por relações não baseadas no sangue, mas em experiências compartilhadas e na necessidade de conexão. Juan e Pedro se conhecem num trailer cheio de imigrantes mexicanos sem documento. Pedro mostra a Juan uma carta lacrada que sua mãe, agora falecida, deu-lhe como forma de conhecer seu distante pai. Ele gaba-se para seu novo amigo que o pai, Diego, trocou o México por Nova York há muitos anos e se tornou um abastado dono de restaurante, que certamente se alegrará ao saber da chegada do filho que sempre quis. Mas Diego, na verdade, é apenas um miserável lavador de pratos, que rejeita o filho imediatamente. É quando os dois jovens encontram algo que não procuravam, mas de que precisam.

O programa é apresentado por Renata de Almeida e Cunha Jr, que recebem a cada programa um convidado especial para debater sobre o filme que será exibido. O convidado dessa semana é o crítico Christian Petermann. “Padre Nuestro”, será exibido na quarta-feira, dia 08 de maio às 22h30, com áudio original e legendas em português. Na sexta-feira, dia 10 de maio, o longa será exibido às 22h, dublado em português e com audiodescrição.

O programa procura apresentar produções do catálogo do festival e é uma opção para quem quer ver ou rever títulos exibidos no evento. Embora privilegie a exibição, a faixa cinematográfica conta com convidados que comentam o filme com os apresentadores, nos primeiros minutos do programa.