europa O longa-metragem nacional COLEGAS (Buddies), dirigido por Marcelo Galvão e protagonizado por três atores com síndrome de Down, foi o grande vencedor da 11ª edição do Brazilian Film Festival of New York, organizado pela produtora Inffinito, responsável pela versão pioneira do festival em Miami e mais diferentes edições de mostras de cinema brasileiro em cidades internacionais. O filme será lançado ainda neste mês em DVD e Blu-Ray para locação.

[creditos:799f5166df]
Divulgação [/creditos:799f5166df]

Distribuído pela Europa Filmes, o filme competiu com sete longas-metragens pelo Prêmio Lente de Cristal, concedido ao melhor filme por júri popular. O anúncio da vitória aconteceu ontem, dia 16 de junho, no SummerStage do Central Park. Para encerrar a programação, que contou também com a exibição do filme Faroeste Caboclo, de René Sampaio, os presentes curtiram o show de Preta Gil e a exibição do longa de animação Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, que venceu no último sábado o prêmio de melhor filme no Festival de Annecy, conhecido mundialmente como o “Festival de Cannes da animação”.

COLEGAS, produzido pela Gatacine, continua conquistando as plateias por onde passa, tanto no país como no exterior. No início do ano, o longa venceu o prêmio de Melhor Filme no festival de cinema International Disability Film Festival Breaking Down Barriers em Moscou (Rússia) e o prêmio de público no Festival del Cinema Latino Americano di Trieste (Itália).

No Brasil, o filme já tinha conquistado o prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro, Melhor Direção de Arte e prêmio especial concedido pelo júri a cada um dos três protagonistas durante o Festival de Gramado 2012. Além disso, venceu o prêmio de Melhor Filme Brasileiro e Troféu Juventude – ambos eleitos pelo público da 36a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Confira o trailer:

[creditos:799f5166df][/creditos:799f5166df]

Confira a sinopse:

Colegas é uma divertida comédia que aborda, de forma inocente e poética, coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone (Ariel Goldenberg) quer ver o mar, Marcio (Breno Viola) quer voar e Aninha (Rita Pokk) busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira. Colegas conta com grandes nomes do cinema e da TV brasileira no elenco, como Lima Duarte, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, entre muitos outros, e fez carreira por diversos festivais, conquistando prêmios no Festival de Gramado (Melhor Direção de Arte e Melhor Filme), na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Melhor Filme Brasileiro e Melhor Filme Dramático) e também no Festival Latino-Americano de Cinema de Trieste (Prêmio do Público).