Atualização

cultura A TV Cultura comunicou no início da noite desta quarta-feira, dia 26 de junho, o cancelamento da estreia do seriado "Sítio do Picapau Amarelo" que estava previsto para ocorrer no dia 1º de julho. Uma nova data será divulgada em breve. O cancelamento ocorreu devido a mudanças na grade de programação do canal.

Informação anterior

cultura A TV Cultura estreia em breve um dos grandes clássicos da televisão brasileira: o Sítio do Picapau Amarelo, adaptado da obra de Monteiro Lobato. Produzida pela TV Globo entre 2001 e 2007, a série revive toda a fantasia criada pelo escritor, em capítulos diários de 15 minutos, completando uma história por semana. A proposta desta versão do Sítio do Picapau Amarelo para a tevê é atualizar a obra de Lobato com a máxima fidelidade aos textos.

[creditos:757720fe41]
Divulgação [/creditos:757720fe41]

A versão será exibida de segunda a sexta-feira e traz no elenco Nicete Bruno (Dona Benta), Isabelle Drummond (Emília), Dhu Moraes (Tia Anastácia), João Acaiabe (Tio Barnabé), Lara Rodrigues (Narizinho), Cesar Cardadeiro (Pedrinho), Candido Damm (Visconde Sabugosa), Izak Dahora (Saci), Jacira Santos(Cuca ), Aline Mendonça (Marquês de Rabicó), Zé Clayton (Burro Falante) e Sidnei Beckencamp (Quindim). Eles vivem entre a realidade e a fantasia, com muito pó de pirlimpimpim.

A primeira semana de exibição trará um dos capítulos do livro Reinações de Narizinho, o Reino das Águas Claras. Nessa história, Narizinho vai ao reino do Príncipe Escamado e lá conhece o sapo Major Agarra-e-Não-Larga-Mais. Ela briga com Dona Carochinha e ganha o vestido mais deslumbrante da Dona Aranha. É no Reino das Águas Claras também que Emília toma as pílulas do Doutor Caramujo e desata a tagarelar.

A trilha sonora da série conta com as participações de Ivete Sangalo, que interpreta a música-tema de Narizinho; Carlinhos Brown, que canta o tema do Saci; e Lenine, a versão de Visconde de Sabugosa. Gilberto Gil assina e canta a música de abertura do programa. O tema de Pedrinho fica por conta de Jota Quest; Max Vianna interpreta a melodia do Tio Barnabé; o grupo Cidade Negra, a de Quindim; Paulo Ricardo, a de Rabicó; e Cássia Eller dá voz a Cuca te Pega, música-tema da malvada Cuca. Pato Fu e Jorge Vercilo também marcam presença na trilha.

A exibição é resultado de uma parceria firmada entre a Fundação Padre Anchieta e a Rede Globo. Em contrapartida, a Cultura cedeu para a Globo Internacional duas consagradas atrações infantis: Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó.