cultura A TV Cultura e a Rádio Cultura FM (103,3) transmitem ao vivo, no próximo domingo, dia 23 de junho, a partir das 11h, diretamente do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, o concerto ao ar livre da Orquestra Real do Concertgebouw, de Amsterdam, considerada uma das melhores do mundo.

[creditos:729c2a943a]
Divulgação / TV Cultura [/creditos:729c2a943a]

Depois de uma passagem pelo Brasil em 1985, a orquestra volta ao País para comemorar seu aniversário de 125 anos, sob a regência de Marris Jansons. Nascido na Letônia, ele começou a estudar violino ainda criança e, sob influência do pai maestro, também estudou regência.

Fundada em 1888, a Orquestra do Concertgebouw é considerada uma das melhores do mundo. Sua longa história está ligada a importantes compositores, como Gustav Mahler, e durante todo esse tempo só teve seis regentes titulares. Atualmente, ela é dirigida pelo maestro Mariss Jansons e guiada por 120 músicos.

Para esse concerto, o repertório conta com as peças Rapsódia nº 1, de George Enescu; trechos de Romeu e Julieta, de Serguei Prokofiev; trechos de O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky; O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos; e Farândola, A arlesiana, suíte nº 2, de Georges Bizet.

Tanto na TV Cultura quanto na Rádio Cultura FM, a apresentação será do violista Marcelo Jaffé. Além de atingir o público brasileiro, o concerto será transmitido na Holanda, que receberá o sinal ao vivo da TV Cultura pelo satélite.