A ABTA 2013, principal evento de TV por assinatura, mídia eletrônica e telecomunicações da América Latina, terá na edição deste ano, além dos principais executivos das operadoras e programadoras brasileiras, alguns convidados internacionais. O evento acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Entre os convidados internacionais com presença confirmada estão Carlos Moltini, CEO da Cablevisión, principal operadora de TV a cabo da Argentina; Juan Vasquez, VP de estratégias da Liberty Global, maior operadora de TV a cabo do mundo, e membro do conselho da VTR, principal operadora de cabo no Chile; Marcel Fenez, head de mídia e comunicações da PwC (PricewaterhouseCoopers); e Adriana Menezes Whiteley, head de consultoria estratégica para comunicações da Farncombe, consultoria de estratégia e tecnologia digital.

Carlos Moltini vai partilhar um pouco da experiência da Cablevisión, uma empresa do Grupo Clarin, na Argentina, que lidera o mercado de TV paga naquele país. Trata-se de um mercado desafiador, mas que há muitos anos já atingiu alguns dos níveis mais elevados de popularização da TV por assinatura do mundo.

Juan Vasquez, que está procurando oportunidades no Brasil e na América latina, dará a sua visão sobre o futuro da TV por assinatura, baseado na sua experiência internacional, durante uma sessão em que alguns dos principais operadores e programadores do Brasil discutem o tema.

Marcel Fenez vai falar sobre monetização de conteúdos no momento em que a ampliação das plataformas de serviços sobre as redes banda larga (over-the-top) e a oferta de conteúdos sob demanda estão transformando o business de distribuidores, programadores e produtores de conteúdos.

Adriana Menezes é uma das maiores especialistas em análise estratégica do mercado de mídia no mundo. Ela fará palestra sobre o novo ciclo de crescimento desta indústria e os desafios mercadológicos, concorrenciais e tecnológicos vividos pela indústria de TV paga. Ela fala na presença das autoridades já confirmadas, entre elas o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, o presidente da Anatel, João Rezende; e o presidente da Ancine, Manoel Rangel.

Esta edição da Feira e Congresso ABTA 2013 ocorre em um momento em que o mercado convergente de TV por assinatura, banda larga e telefonia, consolidou um ciclo vitorioso de crescimento impulsionado pela oferta combinada de serviços, pela competição e pela inovação. O Brasil encerrou 2012 como o sétimo maior mercado de TV paga do mundo, com mais de 17 milhões de residências com TV por assinatura, mais de seis milhões de clientes banda larga e cerca de cinco milhões de clientes de voz. Os conteúdos HD já são presença constante nos lares brasileiros, a TV paga está presente em todos os municípios por meio do DTH e as redes de cabo e fibra se expandem cada vez mais nas cidades. A inovação também está presente em novas formas de levar conteúdo: sob demanda, através das redes de banda larga, de forma não-linear, over-the-top, everywhere. O mercado já conta com um novo marco legal, novos players na distribuição, novos provedores de conteúdo e se prepara para um novo ciclo de expansão.

A Feira e Congresso ABTA 2013 é um evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e organizado pela Converge Comunicações. Participam do encontro os principais líderes da indústria para debater, com especialistas, analistas e autoridades, temas relevantes para o setor. Mais informações podem ser obtidas no site www.abta2013.com.br.