arte1 O cineasta Luiz Sérgio Person é homenageado pelo Arte 1 a partir desta quinta-feira. Entre suas principais obras estão "São Paulo Sociedade Anônima" e "O Caso dos Irmãos Naves", filmes que o canal exibe em diversas sessões do "Cine Clube Arte 1 Clássicos". O canal também leva ao ar o documentário "Person" (dia 23 de julho, às 21h). Dirigido por Marina Person, filha do cineasta, o longa retrata a vida e a obra de Luiz Sérgio Person que, além de diretor, foi roteirista e ator, morrendo precocemente durante um acidente de carro aos 39 anos.


Cena de "O Caso dos Irmãos Naves" em destaque na programação
Reprodução

‘São Paulo Sociedade Anônima’ (dia 24 de julho, às 21h30) é uma produção de 1965 e traz Walmor Chagas, Darlene Glória, Eva Wilma, Etty Fraser entre outros nomes no elenco. O filme é um grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal. Já ‘O Caso dos Irmãos Naves’ (dia 26 de julho, às 21h30) tem Anselmo Duarte, John Herbert, Juca de Oliveira, Raul Cortez no elenco. A pacata cidade mineira de Araguari assiste ao inexplicável julgamento dos irmãos Sebastião e Joaquim Naves, na década de 40, durante a ditadura do Estado Novo.

O programa "Arte 1 no Cinema" (dia 18 de julho, às 22h30) traz uma conversa sobre Luiz Sérgio Person com os críticos Orlando Margarido e Ninho Moraes, autor do livro "Radiografia de um Filme: São Paulo Sociedade Anônima". Enquanto "Arte 1 em Movimento" (dia 21 de julho, às 22h30) vem com uma entrevista exclusiva com a esposa de Luiz Sérgio Person, Regina Jahé, e suas filhas Marina e Domingas Person. Na conversa, elas falam de suas memórias sobre Person, além de curiosidades sobre a forma como ele dirigia seus filmes.