globonews Em julho, a cidade do Rio de Janeiro recebe a visita do Papa Francisco e são esperados cerca de dois milhões de católicos vindos de diferentes países para a 38ª Jornada Mundial da Juventude. Do dia 22 a 28 de julho, o canal de notícias GloboNews acompanhará, ao vivo, todos os compromissos do pontífice e mostrará as novidades do evento que promete mobilizar a cidade carioca. Além da cobertura especial da Jornada nos telejornais, o canal por assinatura prepara uma série de programas especiais sobre o tema.

No domingo, dia 14, um ‘GloboNews Especial’ abre a programação e já coloca o assunto em pauta com uma reportagem de Henrique Cymerman. O repórter acompanha, no Vaticano, o encontro do Papa Francisco com o rabino argentino Abraham Skorka, amigo do líder da Igreja Católica dos tempos em que os dois religiosos viviam em Buenos Aires. A dupla conversa sobre as relações entre as religiões e o jornalista grava uma conversa exclusiva com o novo Papa. No encontro, Francisco dá novas mostras de ser um homem simples e direto, reafirma sua paixão pelo time de futebol San Lorenzo e revela que pretende visitar o Israel e a Palestina em 2014. O especial vai ao ar, na GloboNews, a partir das 20h30.

No domingo seguinte, dia 21, um segundo ‘GloboNews Especial’ traz uma reportagem de Gerson Camarotti sobre o êxodo católico no Brasil, que vem preocupando lideranças locais e o próprio Vaticano. Não é por acaso que o Papa Francisco escolheu o país para sua primeira grande visita internacional. O programa mostra por que o número de fiéis vem caindo na maior nação católica do mundo. Segundo o IBGE, os católicos somam atualmente 75% da população brasileira, mas na década de 1960 representavam 90%. O repórter ouve religiosos, fieis e estudiosos sobre as causas desse êxodo e faz um balanço do catolicismo no Brasil de hoje.

Na segunda-feira, dia 22, o ‘Mundo S/A’ mergulha no universo religioso para mostrar ao telespectador dois lucrativos negócios que só existem e prosperam por causa da fé. Em Ferraz de Vasconcelos, interior de São Paulo, a empresa Imagens Bahia aposta na pluralidade religiosa para produzir 1.800 itens em gesso e resina, em sua linha de produção. É a maior fábrica de imagens religiosas do país, que, além de distribuir para todo o Brasil, exporta também para Portugal, Espanha e Estados Unidos. Outro negócio com cliente certo o ano inteiro fica em Ponte Nova, interior de Minas Gerais. É a Fábrica de Hóstias Nossa Senhora de Fátima, uma das maiores do país, que atende, no total, 2.200 paróquias. São 30 toneladas mensais de farinha de trigo misturadas à água e, por incrível que pareça, 90% da produção não é aproveitada. Ainda assim, saem da fábrica 30 milhões de hóstias todo mês.