cultura O bispo emérito de Blumenau, Dom Angélico Sândalo Bernardino, estará no centro do Roda Viva nesta segunda-feira, dia 22 de julho, às 22h, na TV Cultura. Durante o programa, ele falará, entre outros assuntos, sobre a vinda do Papa Francisco ao Brasil, o crescimento dos evangélicos e o futuro do catolicismo.

Bernardino estudou Filosofia, Teologia e Jornalismo. Em 1959, foi ordenado sacerdote. Entre 1961 e 1962, ocupou o cargo de diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano em Brodowski. Foi ainda coordenador de pastoral, diretor do jornal Diário de Notícias e Assistente Eclesiástico do Movimento Familiar Cristão.

Foi nomeado bispo-auxiliar de São Paulo pelo Papa Paulo VI, em 1974. Recebeu a ordenação episcopal no ano seguinte, pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.
Na Arquidiocese de São Paulo teve atuação marcante em favor da população menos favorecida, sendo bispo responsável pela Pastoral Operária. Foi Vigário Episcopal das Regiões Episcopais em São Miguel Paulista e das Regiões Episcopais de Belém e Brasilândia.

O religioso foi nomeado pelo Papa João Paulo II, em 2000, para ser o primeiro bispo da Diocese de Blumenau . No período em que esteve em Santa Catarina, foi presidente do regional Sul-4 da CNBB. Em 2009, ele teve a sua renúncia aceita, por limite de idade, pelo Papa Bento XVI, no governo da Diocese de Blumenau. Atualmente, é membro da Subcomissão para os Bispos Eméritos da CNBB.