arte1 No Arte 1 Documenta desta terça-feira, dia 13 de agosto, a partir das 21h30, o sambista carioca Noel Rosa é representado no documentário “Isto É Noel Rosa”. A produção será exibida pelo canal de televisão por assinatura Arte 1.

O filme dirigido por Rogério Sganzerla, diretor brasileiro consagrado por filmes como “Nem Tudo é Verdade” (1986) e “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), apresenta Noel como um como artista desiludido, que se utiliza do humor e da ironia para retratar seu desencanto tanto com as mulheres e sua vida amorosa atribulada. Foi dos cabarés da Lapa, dos botequins da Vila Isabel e do morro da Mangueira que Noel Rosa tirou inspiração para seus sambas: lá conheceu Clara, Fina, Julinha e Ceci, as musas anti-heroínas de suas composições.

Noel Rosa cantou relações carnais, decepções e idas e vindas de mulheres pouco convencionais. O sambista também retratou a realidade do marginal e das favelas do Rio de Janeiro, e foi com esse tom que levou o samba de morro para o rádio da classe média.