arte1 O canal de televisão por assinatura Arte 1 exibe nesta terça-feira, dia 27 de agosto, o premiado documentário "Janela da Alma" na faixa Arte 1 Documenta. A atração traz a reflexão de que a visão proporcionada pelos olhos não garante que a pessoa seja capaz de enxergar em toda a sua totalidade, pois também é necessário entender o que se vê em um mundo saturado de imagens.

[creditos:796554f891]
Divulgação / Arte 1 [/creditos:796554f891]

O elenco conta com dezenove pessoas com diferentes graus de visão, entre eles o escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, que fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão.

Lançado em 2002 sob a direção de Walter Carvalho e João Jardim, o filme foi premiado nos principais festivais nacionais, como o de Gramado, do Rio e do Ceará. Ganhou também o Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Documentário, o Melhor Documentário Brasileiro na 25ª Mostra BR de Cinema e Melhor Filme no Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A classificação etária é livre.

O “Janela da Alma” é exibido no Arte 1 Documenta nesta terça-feira, dia 27 às 21h30. Reapresentação na quinta-feira, dia 29 às 20h35.