sesctv As danças populares brasileiras como a ciranda, caboclino e a catira, entre outras, ganharão destaque na tela do canal SescTV ao longo do mês de setembro. A partir do próximo dia 5 de setembro, a série Coleções exibe documentários sobre as danças que animam o grande interior do país. O primeiro documentário a ser exibido, Xaxado, mostra – em Serra Talhada, no sertão pernambucano – a história desta dança e sua ligação com o ciclo do cangaço.

[creditos:8b57ae9eff]
Divulgação / SescTV [/creditos:8b57ae9eff]

O documentário narra a origem do xaxado e suas variantes; explica como são os passos desta dança; e como foi parar no Cangaço, movimento social que surgiu no Nordeste, no século XVI. Fala sobre a forte presença do Cangaço na identidade cultural do nordestino; quem eram os cangaceiros; quem foi e como viveu Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião; e a presença de mulheres, como Maria Bonita, no Cangaço. Também visita a casa onde Lampião nasceu e viveu, em uma propriedade rural em Serra Talhada.

A atração traz depoimentos de historiador e de fundadores do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, concebido em 1995 e atualmente com 26 integrantes entre músicos, dançarinos e técnicos. Com direção de Belisario Franca, o episódio vai ao ar no dia 05 de setembro, quinta, às 21h30, no SescTV.