A Rádio Cultura FM está passando por uma grande reformulação em sua grade de programação e como pontapé para as novidades a emissora estreia um programa de crônica com o poeta e escritor Ferreira Gullar. A atração será semanal e com duas inserções, às 9h e às 18h, a atração, segundo o próprio Gullar, que começou sua carreira no rádio, será um espaço bem humorado e aberto a análises e reflexões dos mais diversos assuntos, da literatura ao comportamento humano.

[creditos:a9d0da7a10]
Divulgação / Rádio Cultura FM [/creditos:a9d0da7a10]

Ferreira Gullar nasceu em São Luís, Maranhão, em 1930, como José Ribamar Ferreira. Trocou o registro por achar seu nome muito comum entre os maranhenses. Por isso, resolveu pegar os sobrenomes da mãe e do pai para formar o nome que toda a literatura brasileira conhece. Quando migrou para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje, participou ativamente do movimento concretista, tornando-se um poeta inovador e renomado. No final dos anos 1950, juntou-se a Lígia Clark e Hélio Oiticica para criar o neoconcretismo. Pouco depois, abandonou o grupo para fazer poesia engajada dentro dos Centros Populares de Cultura (CPCs). Entre os principais prêmios que recebeu ao longo da carreira estão o Camões, dois Jabutis e a indicação em 2002 ao Nobel de Literatura.

O novo programa estreia nesta sexta-feira, dia 30 de agosto. A partir de setembro, outros nomes expressivos das artes e da música clássica entrarão para o elenco de apresentadores de novos programas da rádio.