globo Nesta terça-feira, dia 13 de agosto, o ‘Profissão Repórter’ conta algumas histórias dos mais de 100 mil brasileiros que sofrem de problemas renais e precisam fazer hemodiálise. O programa vai ao ar depois da novela Saramandaia (o horário de exibição exato varia dependendo da região do país).

No Rio Grande do Sul, estado campeão em cirurgias de transplantes de rim, a repórter Eliane Scardovelli acompanha dois procedimentos. Mesmo com alto índice de operações, mais de mil pacientes aguardam na fila por um novo órgão.

Tarima Nistal acompanha a rotina de crianças e jovens que também esperam por um transplante em São Paulo. Na capital, ela conhece Renan de Meneses, 18 anos, mas com estatura de alguém mais novo, pois a doença renal interrompeu seu ciclo de crescimento.

O programa também aborda a história de Valéria Almeida, da equipe de repórteres do ‘Profissão Repórter’, que perdeu a mãe vítima de problemas renais. Ela se emociona ao reviver e acompanhar mulheres em tratamento e seções de hemodiálise na Bahia.