anatel Com a adição de 26,6 mil assinaturas líquidas em junho de 2013, o Brasil fechou o primeiro semestre do ano com 16,96 milhões de domicílios com TV por Assinatura, representando um aumento de 0,16% na base de assinantes em relação a maio. Considerando-se o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, divulgado pelo IBGE, os serviços de TV por Assinatura são distribuídos para aproximadamente 54,3 milhões de brasileiros e estão presentes em 27,8% dos domicílios do País.

O crescimento inferior ao de meses anteriores se deveu principalmente ao decréscimo de 44,86 mil assinantes na base do Grupo SKY e pela redução das operações de MMDS (ACOM, TELESERV e TV FILME), com reflexos em várias Unidades da Federação. O grupo SKY, de acordo com o que foi comunicado a esta Agência, está realizando ajustes em sua base de dados, o que ocasionou a redução do número de assinaturas.

Os dados referentes ao número de assinantes nos novos municípios atendidos pelas novas prestadoras do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), ou por aquelas que adaptaram suas outorgas ao novo serviço, ainda não estão sendo contabilizados, pois dependem de adequação dos sistemas e procedimentos da Anatel.