bbchd O canal de televisão inglês BBC divulgou nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, os detalhes da programação especial que irá comemorar o 50 º aniversário da série de ficção científica de maior duração da história da televisão mundial: Doctor Who. O episódio especial de aniversário, que será exibido no dia 23 de Novembro, o mesmo dia em que a série foi ao ar pela primeira vez, se chamará The Day of the Doctor. Matt Smith, David Tennant, Jenna Coleman, Billie Piper e John Hurt farão parte do elenco deste especial com 75 minutos de muita aventura.

[creditos:8ff3000e35]
Divulgação / BBC HD [/creditos:8ff3000e35]

Ator que interpreta a décima primeira encarnação do Doutor, Matt Smith disse: “O episódio The Day of the Doctor está chegando! Espero que todos gostem. Teremos ainda muitas outras novidades com o início das comemorações do cinquentenário de Doctor Who”.

O conteúdo exclusivo criado para a ocasião irá mostrar a rica mitologia da série e os talentosos atores que participaram de Doctor Who nos últimos 50 anos. Para Steven Moffat, roteirista e produtor executivo de Doctor Who, "em 50 anos, Doctor Who deixou de ser apenas um programa de TV para se tornar um fenômeno cultural. Particularmente, eu adoraria ver o que irá acontecer quando a série chegar ao 100º aniversário”.

Já o especial An Adventure in Space and Time (90 min) irá mostrar a história do nascimento de Doctor Who e muitas das personalidades envolvidas na série. Mark Gatiss, ator e roteirista britânico, é responsável pelo roteiro de An Adventure in Space and Time, que contará com a participação de David Bradley (da série de filmes de Harry Potter), Brian Cox (The Bourne Supremacy, The Bourne Identity), Jessica Raine (Call the Midwife) e Sacha Dhawan (History Boys, Last Tango in Halifax).

Durante o anúncio da programação especial, Danny Cohen, diretor da BBC Television, disse que "Doctor Who é um ícone da televisão britânica e estou muito orgulhoso de que a série esteja na BBC. É realmente uma conquista extraordinária ver uma série dramática completar o seu 50º aniversário. Quero agradecer a todas as pessoas envolvidas nesta longa jornada criativa, tanto na frente das câmeras quanto nos bastidores".