isdb A Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) de Honduras anunciou nesta semana que adotará em todo o país o padrão ISDB-T para as transmissões digitais de televisão. O anúncio marca ainda o abandono da escolha do padrão americano ATSC que havia sido escolhido em 2007 por aquele país.

De acordo com informações divulgadas pelo noticiário Revista Señal, o órgão regulador de telecomunicações hondurense apresentou a tese que o padrão ISDB-T, adotado em vários países latino americanos, reúne características técnicas que permitem melhor cobertura e uso do espectro. Na América Central os países Costa Rica e Guatemala já adotaram o padrão. El Salvador, Nicarágua e Belize ainda não definiram o padrão a ser adotado, mas acredita-se que deverão adotar o ISDB-T, uniformizando a difusão na região.

Segundo a Conatel, foram poucos os operadores/canais que adotaram e já trabalhavam com o padrão ATSC em Honduras, por isto, a migração para o ISDB-T não deve causar maiores incovenientes na transição. Ainda de acordo com a agência reguladora, os canais/operadores de TV terão um prazo máximo de 5 anos para migrar ao padrão ISDB-T.