globo A Rede Globo exibe nesta terça-feira, logo após a novela Saramandaia (o horário pode variar de acordo com seu estado), um episódio inédito do programa Profissão Repórter. O tema desta edição questiona como os jovens brasileiros estão lidando com o início de sua vida sexual.

[creditos:a93025cc9a]
Divulgação / Globo [/creditos:a93025cc9a]

A equipe de Caco Barcellos segue para a Bahia, onde os dados do IBGE apontam que Salvador é uma das capitais do nordeste com o maior índice de estudantes do ensino médio (9º ano), que já tiveram a primeira relação sexual.

Felipe Bentivegna visita duas escolas para saber como professores abordam o tema e qual a opinião dos alunos sobre a importância da “primeira vez”. A reportagem do programa também é recebida por duas famílias que contam como os pais tratam o assunto com seus filhos.

Jackeline Salomão acompanha as palestras do "Eu Escolhi Esperar", movimento criado há dois anos por Nélson Júnior, e que almeja conscientizar a abstinência sexual antes do casamento. Os encontros, realizados em igrejas evangélicas, duram seis horas e chegam a reunir, em média, 700 pessoas. A repórter conhece a história de dois casais que optaram pela abstinência e participa da tão esperada festa de casamento de um deles.

E Thais Itaqui confere de perto o trabalho de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez precoce, realizado há 40 anos pela ginecologista Albertina Duarte, que se dedica à orientação de jovens no começo da vida sexual.