maisglobosat O canal de televisão por assinatura +Globosat exibe ao longo do mês de outubro documentários inéditos na "Sessão Philos". As estreias ocorrerão todos os sábados, sempre a partir das 17h (ou 16h no fuso horário de Manaus). Entre os destaques estão os documentários "No Consultório de Lacan", produção sobre o psicanalista e psiquiatra francês Jacques Lacan, e "Caravaggio", documentário sobre um dos mais singulares pintores da humanidade.

[creditos:c55afb0f99]
Divulgação / +Globosat[/creditos:c55afb0f99]

O documentário "No Consultório de Lacan", que será exibido no dia 5 de outubro, retrata a vida do psicanalista e psiquiatra francês Jacques Lacan por meio de relatos de pacientes, alunos, familiares e amigos. Conhecido como "o mais controverso psicanalista desde Freud" e nascido no século XX, em uma família católica de classe média, Lacan possuía um conhecimento enciclopédico e era tido como um mestre da psiquiatria. Amigo de Picasso, Lévi-Strauss e Sartre, Lacan foi um psicanalista tão revolucionário na teoria e na prática que seus próprios colegas o excomungaram como se fosse o diabo.

[creditos:c55afb0f99]
Divulgação / +Globosat[/creditos:c55afb0f99]

No sábado seguinte – 12 de outubro -, vão ao ar dois episódios da série francesa "Design", que conta a história do século XX por meio das invenções industriais que o marcaram. O capítulo oito analisa o TGV, trem de grande velocidade francês, que chega a alcançar a velocidade de 500 quilômetros por hora. Idealizado pelos designers Roger Tallon e Jack Cooper, o TGV revolucionou a maneira como as pessoas viajavam de trem na França, além de ser um marco tecnológico para o país. Na sequência o episódio nove aborda a criação da famosa motocicleta Vespa. Lançada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, como uma alternativa de meio de transporte prático e barato, a Vespa rapidamente conquistou os italianos – e depois o mundo – pelo seu design inovador, conforto e economia.

[creditos:c55afb0f99]
Divulgação / +Globosat[/creditos:c55afb0f99]

"Caravaggio", documentário sobre um dos mais singulares pintores da humanidade, é a atração do dia 19 de outubro. Dono de um talento inquestionável, não se sabe ao certo como Caravaggio produzia suas pinturas hiper-realistas, vibrantes e dramaticamente iluminadas. O pintor era muito reservado em relação a suas técnicas de pintura, fato que despertava a cobiça de seus rivais que ofereciam recompensas a quem descobrisse quais eram os segredos do artista italiano. Seus quadros chocavam a sociedade ao misturar o belo ao decadente, o religioso ao obsceno e a luz à sombra, como nunca antes visto. Neste documentário, cientistas, pintores e historiadores utilizam diversos métodos e tecnologias para examinar as obra de Caravaggio, na esperança de entender um pouco mais sobre as técnicas que o tornaram único na história da arte.

Por fim, no sábado, dia 26 de outubro, o documentário "Quem Tem Medo de Michel Gondry?" é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse extraordinário cineasta francês, que ganhou notoriedade em 2004 ao dirigir o filme "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", escrito por Charlie Kaufman. Dirigido por Thierry Trelluyer e Jean-Louis Bompoint, o documentário reúne registros exclusivos da ascensão de Gondry que fez fama como diretor de clipes de artistas como Paul McCartney, White Stripes e The Chemical Brothers, entre outros, e ficou conhecido pelo seu estilo inconfundível com planos-sequência, ousadia e criatividade. Dos subúrbios de Paris a Hollywood, a produção surpreende com a história de Michel Gondry.