cultura O Roda Viva recebe nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, o jornalista e escritor Paulo Cesar de Araújo, para falar a respeito da polêmica envolvendo a publicação de biografias não autorizadas, que colocou em lados opostos artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil, e editoras. Ele também comenta o livro Roberto Carlos em Detalhes, além de outras questões ligadas a música e cultura. O programa, apresentado por Augusto Nunes, vai ao ar a partir das 22h (e 20h em Manaus), ao vivo, na TV Cultura.

Paulo Cesar de Araújo, que nasceu em Vitória da Conquista (BA), em 14 de março de 1962, é jornalista formado pela PUC-RJ, historiador formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Memória Social pela Uni-Rio.

Araújo ficou nacionalmente conhecido ao escrever Roberto Carlos em Detalhes, uma biografia não autorizada do cantor. Lançado em 2006, o livro foi resultado de uma pesquisa ao longo de mais de 15 anos, que reuniu depoimentos de cerca de 200 pessoas que participaram da trajetória de Roberto Carlos. A obra foi vetada pelo cantor capixaba em 2007, por meio de ações na Justiça.

Outra obra literária de Paulo Cesar que se tornou referência na historiografia ligada à música popular brasileira é o livro Eu Não Sou Cachorro, Não, que traça um paralelo entre a ditadura militar no Brasil e os cantores considerados “bregas” da época.

Recentemente, para contestar o cantor Chico Buarque, que declarou jamais ter sido entrevistado pelo jornalista para a biografia de Roberto Carlos, Paulo Cesar apresentou vídeo e foto do encontro.

O Roda Viva conta com uma bancada de entrevistadores formada por Alberto Dines (editor do site e do programa de TV Observatório da Imprensa), Jerônimo Teixeira (editor de cultura da revista Veja), Júlio Maria (repórter de música do jornal O Estado de São Paulo), Anna Virginia Balloussier (editora-assistente da revista São Paulo, do jornal Folha de São Paulo) e Luís Antônio Giron (editor de cultura da revista Época). O programa tem ainda a participação do cartunista Paulo Caruso.