tvbrasil A TV Brasil exibe na sexta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 20h (ou 19h no fuso horário de Manaus) uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes no programa Ver TV. Na homenagem ao centenário de seu nascimento, o programa resgata a participação do poeta nos programas de TV brasileiros e, principalmente, europeus.

[creditos:52fe8ebfb2]
Divulgação [/creditos:52fe8ebfb2]

Professora da USP e coordenadora do curso de pós-graduação em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo, Micheletti conversa com outros dois convidados: o produtor musical Solano Ribeiro, que idealizou os festivais de música da década de 1960 e 1970, e que hoje apresenta o programa Nova Música do Brasil na Rádio Cultura Brasil, de São Paulo; e o artista plástico Elifas Andreato, amigo de Vinicius de Moraes que organizou uma exposição como parte das comemorações do centenário.

De acordo com Solano Ribeiro, "A música popular brasileira foi para a TV, de certa forma, por causa do Vinicius. Por causa de uma frase dele de que São Paulo é o túmulo do samba, começamos uma reação para provar ao poeta que não era assim. Até que surgiu a ideia de fazer algo como o Festival de San Remo. Convenci a (TV) Excelsior a fazer o festival e ficou sendo o Festival da Música Popular Brasileira. O Vinicius ficou com o primeiro (Arrastão, parceria com Edu Lobo) e segundo lugares (Valsa do Amor que não vem, parceria com Baden Powel)."