cultura A TV Cultura exibe nesta terça-feira, dia 8 de outubro, a partir das 22h, uma entrevista inédita de Washington Olivetto no programa Cartão Verde. Como corintiano apaixonado, ele conhece bem o futebol. Como publicitário e empresário de sucesso, é capaz de analisar o esporte com um de profissional do mercado.

[creditos:36addfd511]
Divulgação / TV Cultura[/creditos:36addfd511]

A data era 1982, o Brasil vivia sob uma ditadura militar. No Sport Clube Corinthians Paulista, um movimento encabeçado por jogadores politizados como Sócrates, Wladimir, Zenon e Casagrande buscava a democratização das atitudes tomadas pelo clube, como demissões, contratações, escalação e outras medidas. Tudo decidido através do voto, com todos tendo o mesmo valor de influência, do presidente aos funcionários.

Para dar maior visibilidade à ideologia e com a perspectiva de atrelar o futebol à luta pela redemocratização do país, Olivetto a batizou o movimento como Democracia Corintiana, termo que ficaria marcado na história do mundo do futebol até hoje. Com o feito, o publicitário realizou a primeira experiência de marketing em um clube de futebol. O Corinthians também foi um dos primeiros times a ter anúncios estampando sua camisa, o que foi viabilizado pelo publicitário e ex-presidente de marketing do clube paulista. Olivetto foi homenageado no último Carnaval pela Escola de Samba Gaviões da Fiel, em samba-enredo sobre a sua profissão.