curta Em novembro, o canal independente de televisão por assinatura Curta! comemora 1 ano no ar e aposta na reformulação de sua programação semanal. A partir da próxima segunda-feira, 4 de novembro, o canal estreia novos conteúdos e uma grade estruturada em dias temáticos: Segundas da Música (do erudito ao pop) estreando documentários com Milton Nascimento, Paralamas do Sucesso e Chico Buarque; Terças das Artes (teatro, dança, artes plásticas, arquitetura, design) com documentários inéditos como “Anish Kapur”, que fez grande sucesso no Brasil em mostras no CCBB; Quartas do Cinema (cinema brasileiro, festivais, metacinema) com estreia de filmes como “Salvador Dali e o Cinema”; Quintas do Pensamento (literatura, filosofia, ciência) estreando documentários como “Entrevista com Lacan” e “Paul Virilio, o Filósofo do Apocalipse”; e Sextas da Sociedade (história, política, meio ambiente) com a estreia de uma série em duas partes sobre Che Guevara. Os fins de semana vão trazer o melhor da programação em formato de maratonas e especiais.

Nestes 12 meses, o Curta! exibiu em sua grade cerca de 420 horas de conteúdo brasileiro independente (entre curtas-metragens, longas de ficção e documentários) e outras 340 horas de conteúdos internacionais exibidos originalmente por emissoras de grande prestígio como Arte-France, BBC, BBC Open University, PBS dos EUA, CBC Canadá, e outras com foco cultural.

Lembro que foram poucos meses entre a criação do Curta!, a classificação da Ancine como canal super-brasileiro (12 horas diárias de conteúdo brasileiro de produção independente) e o tão esperado lançamento. Hoje, é uma grata surpresa constatar que a proposta editorial do Curta! veio de encontro aos anseios de muitos espectadores carentes de conteúdo mais consistente nos campos artístico, cultural, do pensamento humano, da história e da ciência. Cerca de 12 mil pessoas já curtiram nossa fanpage espontaneamente, sem que nenhum investimento em publicidade ou comunicação fosse realizado”, declara Julio Worcman, diretor do canal.