cultura No feriado de 15 de novembro, a TV Cultura exibe o documentário Trem Republicano, de Barros Freire, que retrata o período que culminou na Proclamação da República em novembro de 1889. A obra reúne historiadores, jornalistas, pesquisadores e professores, que falam sobre as principais personalidades e fatos que fizeram parte do movimento Republicano em terras brasileiras.

O filme mostra como o trem, no século XIX, foi o grande símbolo do progresso econômico, dos novos tempos da revolução industrial e da implantação da República no Brasil.

A cerimônia de inauguração da Ferrovia Ytuana, em 1873, foi o motivo para reunir lideranças no encontro político que ficou conhecido como a Primeira Convenção Republicana de Itu. A reunião aconteceu no casarão da família Almeida Prado, hoje Museu Republicano USP – Itu. Na ocasião, foi fundado o Partido Republicano Paulista e deu-se início à campanha pela propagação dos seus ideais com a criação do jornal A Província de São Paulo, que, anos depois, se transformaria no atual O Estado de S. Paulo. Itu ficou conhecida como o Berço da República.

O documentário é também uma homenagem ao jovem ituano Fábio Grizoto, criador do projeto Trem Republicano, que vai restaurar a ferrovia entre as cidades de Salto e Itu.