curta O canal de televisão por assinatura Curta! exibe nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, a partir das 22h30 (e 20h30 em Manaus), o documentário "Só dez por cento é mentira". A produção é um original mergulho cinematográfico na biografia inventada e nos versos fantásticos do poeta mato-grossense Manoel de Barros. Alternando sequências de entrevistas inéditas do escritor, versos de sua obra e depoimentos de leitores contagiados por sua literatura, o filme constrói um painel revelador da linguagem do poeta, considerado o mais inovador da língua portuguesa.

[creditos:5208748001]
Divulgação / Canal Curta! [/creditos:5208748001]

O filme ultrapassa as fronteiras convencionais do registro documental utilizando uma linguagem visual inventiva, empregando dramaturgia, criando recursos ficcionais e propondo representações gráficas alusivas ao universo extraordinário do poeta. Produzido e dirigido por Pedro Cezar em 2008, a obra ganhou os prêmios de melhor documentário longa-metragem do II Festival Paulínia de Cinema 2009 e os prêmios de melhor direção de longa-metragem documentário e melhor filme documentário longa-metragem do V Fest Cine Goiânia 2009.

Poesia que é explicada deixa de ser poesia para mim. Eu não quero dar informações, eu quero dar encantamentos. Poesia a gente não descreve, a gente descobre. Eu sou procurado pelas palavras, não tenho inspiração, não sei o que é isso, só conheço de nome”, declara o poeta Manoel de Barros. Manoel de Barros, 97 anos, possui cerca de 20 livros publicados e diversos prêmios literários, sendo o escritor brasileiro que mais vende no gênero poesia.