discovery A valorização do ouro nos últimos cinco anos na América Latina permitiu, por exemplo, o retorno da exploração da mítica região aurífera de Serra Pelada, no norte do país, estagnada há 20 anos. Para mostrar este cenário, o Discovery Channel leva ao ar neste sábado, 30 de novembro, às 20h50, o especial "A Nova Corrida do Ouro".

Os telespectadores poderão acompanhar desde o trabalho realizado numa moderna mina subterrânea de uma companhia canadense que já investiu 350 milhões de dólares em sua operação instalada em Serra Pelada até os perigosos garimpos clandestinos da região de La Pampa, em Madre de Dios, na Amazônia peruana. O programa destaca ainda o impacto sócio-ambiental de uma atividade que é capaz de gerar riqueza e destruição na mesma proporção. O especial traz depoimentos de garimpeiros, como Josafá Souza e Valmor Brito, que viveram o apogeu da atividade extrativista brasileira nos anos 80, e também do geólogo Caetano Juliani, da Universidade de São Paulo, que explica o atual momento da atividade garimpeira e sua importância para o país.


Especial "Nova Corrida do Ouro" é destaque no Discovery
Divulgação/Discovery

"A Nova Corrida do Ouro" é uma produção realizada pela Mixer e estreia dia 30 de novembro, às 20h50 no Discovery Channel.