hdtheater A série Como Funciona a Terra, que o canal de televisão por assinatura Discovery HD Theater exibe a partir de sábado, 9 de novembro, às 23h (e 21h em Manaus), mostra o planeta sob uma nova perspectiva: como um organismo pulsante, dinâmico e que segue uma trajetória na qual nós, a humanidade, somos um detalhe que surgiu recentemente, considerando-se tempo geológico.

[creditos:d1f07ad88c]
Divulgação / Discovery HD Theater[/creditos:d1f07ad88c]

Os episódios viajam o mundo para acompanhar o trabalho de uma equipe de cientistas liderada pela bióloga Liz Bonin e pelo geólogo Martin Pepper. Liz e Martin descobrem alguns dos eventos que ajudaram moldar o mundo como o conhecemos e analisam os efeitos que eles podem ter sobre o nosso futuro: estamos prestes a entrar em uma fase de escassez de água doce? O crescimento da população poderia causar a Terceira Guerra Mundial? A atividade vulcânica realmente ameaça a costa oeste dos Estados Unidos? O grupo de cientistas busca respostas para estas e outras perguntas com a ajuda da tecnologia HD aplicada a imagens de satélites, fotos subaquáticas, planos aéreos e detalhes invisíveis a olho nu que são revelados por animação computadorizada.

O telespectador viajará pela América, Europa e Ásia para conhecer a beleza e os segredos que nosso planeta ainda esconde – neles podem estar a chave para a evolução ou as grandes ameaças à vida. Na América, Liz e Martin visitam a península de Yucatan, no México, onde há 65 milhões de anos caiu o maior asteroide que já se chocou contra a Terra, eliminando 75% da vida, incluindo os dinossauros. Em busca de mais evidências, eles mergulharão nas águas cristalinas do sistema de rios subterrâneos da Riviera Maya, considerado o local mais espetacular para a prática de mergulho. Em seguida, eles vão até a NASA onde, com o auxílio de modernos equipamentos, ponderam as chances de outro asteroide destruir a vida na Terra pela segunda vez.

Os mistérios científicos de nosso tempo serão investigados em detalhes. Seja procurando as razões para a intensa atividade vulcânica no Anel de Fogo do Pacífico, medindo o real perigo representado pelo Campi Flegrei, um vulcão adormecido e submerso na Baía de Nápoles, ou estabelecendo a relação entre as Montanhas Rochosas e a bomba atômica, a série prova que o planeta é vivo e nós somos apenas um detalhe na história grandiosa, e por vezes violenta, da natureza terrestre.