eurochannel Como uma homenagem a Jean Cocteau no 50º aniversário de sua morte, o canal de televisão por assinatura Eurochannel apresenta uma obra clássica do cinema francês: As crianças terríveis. Viaje à França da década de 1950 para descobrir uma visão muito particular da vida, com uma história sombria de incesto, violência e as complicações inevitáveis do amor proibido. O filme estreia na quinta-feira, dia 12 de dezembro, às 20h (e 17h em Rio Branco).

[creditos:ca44706628]
Divulgação [/creditos:ca44706628]

Uma adaptação do romance Les Enfants Terribles de Jean Cocteau, este filme homônimo retrata a vida de dois irmãos e o que acontece quando eles compartilham o mesmo quarto. Timidamente erótico o filme reapresenta a maldade da juventude francesa do pós-guerra, bem acompanhada pela música de Vivaldi e Bach.

Dirigida por Jean-Pierre Melville, que recebeu de Cocteau os direitos para dirigir o filme, apesar de ter dirigido apenas um filme anteriormente, As crianças terríveis oferece uma mescla única de realidade e fantasia, com um acumulo de sugestões e detalhes visuais obscuros que honram o romance original.

O filme, que foi destruído pela crítica em seu lançamento, tornou-se uma obra-prima da história do cinema francês e agora é considerado um dos pioneiros da Nova Onda do cinema francês. Além da direção original de Melville, o filme também conta com extrema atenção aos detalhes e a elegância, incluindo a contribuição do famoso designer, Christian Dior, para a criação dos figurinos.