embratel O Instituto Embratel recebeu nesta semana, pelo terceiro ano consecutivo, o Certificado Empresa Cidadã pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro. A premiação conta com os apoios institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio – RJ) e foi realizada em cerimônia solene, no auditório Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Criado em 2003, e com alcance de âmbito nacional, o Certificado Empresa Cidadã tem o objetivo de valorizar e incentivar a participação dos profissionais de contabilidade na publicação das ações socioambientais das empresas brasileiras, permitindo ainda uma visão ampla de seu papel na sociedade.

O processo de avaliação das informações das empresas é feito por mestrandos em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os profissionais contábeis responsáveis pelos relatórios das empresas certificadas também recebem o Diploma de Mérito Contábil – Empresa Cidadã.

O Instituto Embratel existe há 12 anos e desenvolve ações nas áreas de Educação, Cidadania e Cultura. Entre as ações avaliadas para a certificação do Instituto estão a transparência, os investimentos na área social e as políticas internas de cidadania.