cultura O programa Clássicos continua sua comemoração em homenagem ao bicentenário de Giuseppe Verdi (1813-1901), um dos maiores autores de óperas de todos os tempos. Dessa vez, será apresentada Otello, gravada num dos mais importantes e tradicionais eventos da música: o Festival de Salzburg. Vai ao ar neste sábado, dia 9 de novembro, às 21h30 (e 19h30 em Manaus), na TV Cultura.

A montagem que o Clássicos exibe foi um dos destaques da edição 2008 do evento. Criado em 1877, o Festival de Salzburg acontece anualmente na cidade natal de Mozart, e seus concorridos ingressos são disputados com meses de antecedência por melômanos de todo o mundo.

O prestigiado regente italiano Riccardo Muti conduz a Filarmônica de Viena e, nos papéis principais, estão jovens cantores com carreira em franca ascensão no cenário internacional: Aleksandrs Antonenko (Otello), Marina Poplavskaya (Desdemona), Carlos Alvarez (Iago), Barbara di Castri (Emilia) e Stephen Costello (Cassio). O inglês Stephen Langridge responde pela direção cênica.