animal No final do inverno, os ursos que vivem nas proximidades do Lago Tahoe, na fronteira entre os Estados de Nevada e Califórnia, Estados Unidos, acordam famintos, e muitas das suas fontes de alimentos ainda estão sob a neve. Guiados pelo seu olfato, eles procuram comida nos bairros próximos e em áreas turísticas. Vasculham latas de lixo e entram em casas e restaurantes cujas portas ou janelas estiverem abertas. Muitas vezes, estes animais são abatidos pelas autoridades locais ou até mesmo pelos proprietários das casas e restaurantes, que se sentem ameaçados pela sua presença.

[creditos:e4a0320060]
Divulgação [/creditos:e4a0320060]

Ann Bryant, diretora do Bear League, está determinada a salvar estes ursos e, para isso, nada nem ninguém a deterá. ALERTA: URSOS INTRUSOS, a nova minissérie do Animal Planet, acompanha Ann e sua equipe nesta difícil missão nesta série que estreia nesta sexta-feira, 6 de dezembro, às 22h (e 19h em Rio Branco).

Ann é uma defensora inveterada dos ursos e tem um estilo muito particular. Vestida de preto da cabeça aos pés, com óculos escuros e armada com espingardas de paintball e balas de borracha, ela enfrenta estas criaturas cara a cara para assustá-las e fazer com que se afastem das áreas habitadas. Parte da sua missão é que os ursos-pretos sintam medo dos seres humanos e retornem ao seu habitat natural.

No entanto, os ursos se tornam cada vez mais engenhosos. Alguns aprenderam a rodar a maçaneta das portas para entrar nas casas, mexer nas janelas para ver se estão abertas e abrir potes de comida. Inclusive chegaram a se esconder em porões quentes com a intenção de passar o inverno, tornando-se hóspedes não bem-vindos de cerca de 300 quilos.

Ann garante que a temporada turística é a mais perigosa para os ursos. Milhares de pessoas chegam à região sem preparação para não atrair os ursos e sem saber como agir se encontrarem um. Costumam deixar comida em lugares abertos e não colocam o lixo em recipientes fechados à prova de ursos. Isso provoca uma série de encontros, que podem acabar tragicamente.

Os ursos-pretos são conhecidos por ser uma espécie dócil, e os ataques contra seres humanos são muito raros. Mas seu amor pela comida e a possibilidade de obtê-la de forma fácil estão fazendo com que se aproximem cada vez mais de áreas povoadas, causando medo nas pessoas e danos materiais significativos.