arte1 O canal de televisão por assinatura Arte 1, do Grupo Bandeirantes, foi homenageado na 57ª edição do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) com a Menção Honrosa na categoria Televisão, pela iniciativa de um canal inteiramente voltado à cultura.

Dirigido por Rogério Gallo, o Arte 1 foi lançado oficialmente em março deste ano, após uma fase experimental. Com 24 horas de conteúdo especialmente pensado para quem se interessa por arte, o canal está disponível nos pacotes básicos das principais operadoras de TV por assinatura do Brasil, como Sky (183), Net (115), Claro hdtv (31), Oi TV (85), GVT (84), Vivo TV (102 cabo e 555 satélite) e operadoras independentes, o que corresponde a mais de 10 milhões de assinantes.

Com quase um ano no ar, o Arte 1 tem conquistado fãs em todo o país, que se manifestam em entrevistas e nos perfis do canal no Twitter (@canalarte1) e no Facebook (facebook.com/canalarte1). Entre eles estão artistas consagrados como Rita Lee, Fernanda Montenegro e Gilberto Gil, além da presidente Dilma Rousseff.

A categoria Televisão do Prêmio APCA deste ano contou com um júri formado pelos jornalistas Alberto Pereira Jr., André Mermelstein, Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fernanda Teixeira, João Fernando, Keila Jimenez, Leão Lobo e Paulo Gustavo Pereira. O evento também contemplou: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Rádio, Teatro e Teatro Infantil. A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o mês de março.